Docente escreve trabalho com mesmo tema de Colóquio

01/06/2016

A professora do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário, Ana Laura Martelli Theodoro, é autora de um trabalho científico que tem o mesmo tema do Colóquio entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O evento entre as duas escolas de Direito trata sobre a Guarda compartilhada e cobrança forçada de alimentos a filhos menores. O trabalho da docente da Toledo Prudente tem como título “Para além da prisão civil: Outras formas coercitivas de cobrança de alimentos”.

Ana Laura Martelli Theodoro conta que resolveu estudar sobre o assunto porque queria investigar novas formas de evitar a inadimplência do devedor de alimentos, que acarretam prejuízos aos filhos menores e do mesmo modo, encontrar outra forma que não a prisão, pois essa medida pode trazer inúmeros prejuízos para a relação familiar, além de muitas vezes o devedor acabar por perder o próprio emprego, em razão de ficar impedido de trabalhar. E se perder a fonte de remuneração, apenas irá agravar a situação do débito.

“E foi um dos temas sugeridos pelo professor José Fernando Simão e como eu sabia que quase não havia material, tomei como um desafio e me propus a fazê-lo”, conta.

Em viagem realizada no ano passado para Portugal, Ana Laura aproveitou para apresentar os primeiros resultados das pesquisas em eventos científicos, isso porque seu estudo foi um comparativo luso-brasileiro.

E a docente da Toledo Prudente vem recebendo elogios de juristas pelo estudo. O professor Zeno Veloso escreveu um artigo no jornal e mencionou o nome dela afirmando: "Ana Laura Teixeira Martelli Theodoro deu uma aula muito criativa sobre o tema”, disse ainda, "estes estudiosos, acima indicados - anotem os nomes deles - estão muito qualificados e serão civilistas de renome em nosso país".

“O resultado foi tão satisfatório que o tema abordado desencadeou um grupo de pesquisa do Departamento de Direito Civil da USP, a pedido dos professores portugueses, a fim de apresentação de novos resultados no novo evento que está sendo realizado em Portugal”, ressalta a professora.