Autismo é tema de monografias na Toledo Prudente

16/01/2017

Uma das principais barreiras para as famílias e entidades que tratam o autismo, é, sem dúvida, a falta de informação. Diante deste cenário, dois grupos de alunas do curso de Serviço Social da Toledo Prudente resolveram se aprofundar no assunto e construir conhecimento, por meio de trabalhos de conclusão de curso. 
 
O primeiro grupo, formado pelas alunas Luara Bezerra, Caroline Bendes, Daniele Barbosa e Jaíne Fonseca focaram seus estudos nas famílias dos autistas. “Escolhemos conhecer o seio familiar e conhecer suas dificuldades. Nos motivou saber que a pesquisa era algo novo e de relevância social”, ressalta Luara. 
 
Para a pesquisa, além de todo conteúdo bibliográfico as futuras assistentes sociais também entrevistaram famílias de alunos com autismo da Escola de Educação Especial Lumen Et Fides de Presidente Prudente. “Em todo processo de entrevistas, o que mais nos chamou atenção foi o apontamento dos pais sobre a falta de informação. Segundo eles, as pessoas desconhecem o autismo, suas causas, o tratamento e outros. Por isso a necessidade de tornar esse tema evidente”, conclui a aluna. 
 
Já o outro grupo, formado pelas discentes Elisa Marchesi, Camila Flores e Ana Paula Fiais, estudou a inclusão da pessoa com autismo no ensino regular. 
 
De acordo coma Eliza, foram muitos meses de estudo para mostrar a necessidade dos profissionais da educação em se capacitarem para atender esse público. “Nosso interesse pelo tema surgiu durante os estágios. Com esse trabalho, nós queríamos proporcionar mais espaços para debate sobre o assunto e construir um referencial teórico sobre a doença”, conta.  O autismo é um campo de atuação, onde o assistente social tem muito a trabalhar. 
 
Tanto a assistente social da Escola de Educação Especial Lumen Et Fides, Lucimar Inoue, quanto a assistente da APAE de Presidente Prudente, Cristiane Santos, compareceram nas apresentações e receberam cópias dos trabalhos. 
 
Para a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento da Toledo Prudente, Carla Destro, o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas com essa temática colabora com uma das missões do Centro Universitário, que é conscientizar seus colaboradores, alunos e a comunidade em geral sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Estima-se que o Brasil tenha 2 milhões de pessoas com o transtorno, mais da metade ainda sem diagnóstico. O conhecimento auxilia na busca de diagnósticos e na inclusão da pessoa com o transtorno, eliminando preconceitos e discriminações”, ressalta Carla.