Novamente, Contábeis supera média nacional em aprovações

Exame de Suficiência Contábil é uma prova que verifica o conhecimento mínimo necessário para que profissionais de Ciências Contábeis exerçam suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho

24/03/2017

O curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário acumula mais um resultado excepcional. Desta vez, os alunos fizeram bonito no Exame Nacional de Suficiência (ESC).

Também conhecido como Exame do CFC, Exame de Suficiência Contábil é uma prova que verifica o conhecimento mínimo necessário para que profissionais de Ciências Contábeis possam exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

Na Toledo Prudente, 20 egressos do curso de Ciências Contábeis realizaram o último Exame Nacional, realizado em 16 de outubro de 2016.

Destes, 15 obtiveram aprovação na prova, ultrapassando em muito, a média nacional de aprovação no Brasil, que é de apenas 22%.

“A Toledo Prudente obteve a média de 75% de aprovação na 12ª edição do Exame Nacional de Suficiência. Este e outros resultados comprovam que estamos no caminho certo, por meio da qualidade oferecida pela Toledo Prudente, por meio do nível de excelência dos nossos professores e alunos e claro, estes resultados falam por si”, comenta o coordenador do curso, Everson José Juarez.

A professora Maria Cecília Palácio Soares explica que o curso de Ciências Contábeis evidencia a exigência do mercado de trabalho, que é inicialmente testada por meio do Exame de Suficiência, no dia-a-dia do aluno em sala de aula.

“Todos os dias, a cada nova atividade, nosso objetivo é não apenas atender as exigências do Conselho Federal de Ciências Contábeis, mas todas aquelas que são priorizadas pelo mercado de trabalho na efetividade das atividades dos futuros profissionais”, diz.

Ana Paula Marino Oriente (Foto) concluiu o curso de Ciências Contábeis em 2016. Ela fez o último Exame Nacional de Suficiência (ESC). Ana explica que apesar do nível elevado da prova, os conhecimentos passados pelos professores em sala de aula foram mais que suficientes para sua aprovação.

“E além disso, como uma atividade extraclasse, revisei todos os exames de 2013 a 2015 como uma forma de preparação pessoal, mas por meio das aulas, já me sentia apta para ser avaliada pelo Exame”, revela Ana Paula, que atua como auxiliar contábil em um escritório de contabilidade de Presidente Prudente.

Mais - O Exame de Suficiência Contábil foi criado em 1999 e o primeiro período de avaliações durou até o ano de 2004, ano que o exame foi suspenso. Em 2010, o projeto de lei do exame de suficiência contábil (Lei 12.249/2010) foi aprovado, retomando as avaliações em 2011. Nesta prova, são exigidos dos candidatos os seguintes conteúdos: Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa.

ENADE – Outro resultado que demonstra a excelência do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente foi recentemente divulgado: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente (Nota 5), por exemplo, está entre os 2% melhores cursos do Brasil entre instituições públicas e privadas, em função do desempenho dos seus alunos no ENADE.

A Nota 5 no ENADE coloca o curso de Ciências Contábeis à frente de grifes como FECAP, PUC-SP, PUC Campinas e Mackenzie.

“Vale relembrar que apenas 0,4% dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil tiraram a nota máxima no ENADE”, comenta o coordenador do curso na Toledo Prudente, Everson José Juarez.

Na perspectiva regional, o curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente é, disparado, o primeiro.