Na Toledo Prudente, especialistas debaterão Baleia Azul

Bate papo ocorrerá no dia 11 de maio, às 17h30, com entrada mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Esperamos vocês!

27/04/2017

Atualmente, muito tem se falado no Jogo da Baleia Azul, um desafio que deixa familiares, professores e tutores em alerta.
 
Mas, você sabe do que se trata? Esse desafio já levou mais de 100 adolescentes a óbito na Rússia e chega ao Brasil trazendo as primeiras vítimas.
 
Mas, qual seria a solução? Segundo os especialistas, antes de tudo, a informação e conscientização.
 
É por isso que no dia 11 de maio, às 17h30, a Toledo Prudente Centro Universitário idealizará um encontro para trazer esclarecimentos do ‘Desafio da Baleia Azul’. O encontro ocorrerá no Salão Nobre.
 
Podem participar alunos, antigos alunos, pais, professores, tutores e outros profissionais interessados na temática.
 
A entrada para os interessados se dará mediante entrega de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente será encaminhado para unidades assistenciais de Presidente Prudente. 
 
 
Neste bate papo, o médico psiquiatra da infância e da juventude, Kaled El Sahli e a psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim falarão a respeito do desafio que traz insegurança e medo aos pais e profissionais da educação de todo o mundo e prestarão os esclarecimentos necessários para conscientização a respeito do assunto.
 
A psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim complementa que o jovem é atraído ao ‘Jogo’ por meio de um desafio pessoal. “O que motiva estes jovens neste momento é o fato de ser desafiado e mostrar que pode superar limites, mesmo que estes sejam da sua própria vida”, explica.
 
Serviço – Bate papo sobre Desafio da Baleia Azul
Data e horário: 11 de maio, às 17h30
Local: Salão Nobre da Toledo Prudente
Debatedores: Médico psiquiatra da infância e da juventude, Kaled El Sahli e a psicopedagoga da Toledo Prudente, Neuza Gibim
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
 
Sobre - No Desafio da Baleia Azul, o jovem é atraído e aceita uma maratona de desafios que duram em média 50 dias. Durante este período, além de provas pré-estabelecidas, ele também recebe instruções de um curador — que os investigadores acreditam se tratar de uma pessoa mais velha, altamente persuasiva, também responsável por convidar as pessoas para o ‘jogo’.
 
As mensagens com novas missões chegariam sempre às 4h20, seja diretamente ou por postagens de conteúdo subliminar nas redes sociais. Assistir a filmes de terror indicados pelo mentor do desafio, subir no telhado de um prédio alto e cortar a própria pele seriam algumas delas. Ao fim dos dias, a meta final é tirar a própria vida.
 
Recentemente, o Ministério Público emitiu recomendação para que as instituições de ensino de todo o Brasil orientem pais e alunos, de forma a evitar que criminosos se aproveitem da vulnerabilidade, especialmente de crianças e adolescentes. 
 
Recomendações do MP
 
- Fique atento a eventuais mudanças de comportamento do jovem
- Demonstre interesse pela rotina dele
- Adolescentes com a autoestima em baixa são mais vulneráveis
- Dialogue e atraia a confiança de seu filho
- Evite que ele fique muito tempo na internet
- Deixe o computador em um local comum e visível da casa
- Evite expor na internet informações particulares e dados pessoais
 
Denúncias? O Ministério Público recebe diariamente denúncias sobre grupos, comunidades e atitudes suspeitas ao cybercrime crimedigital@mpmg.mp.br