Violência sexual contra criança é tema de evento na Toledo

Acontece no próximo dia 18 de maio, das 8h às 12h, um debate com tema “A particularidade do agente agressor sexual contra crianças e adolescentes”

09/05/2017

Acontece no próximo dia 18 de maio, das 8h às 12h, um debate com tema “A particularidade do agente agressor sexual contra crianças e adolescentes”. Profissionais de diversas áreas participarão do evento. 
 
 
O debate é alusivo ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” criado em 2000. O evento é organizado pelo CREAS de Presidente Prudente em parceria com o curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário.
 
De acordo com o Disque 100, mais de 17,5 mil crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. 
 
De acordo com a assistente social que organiza o evento, Andreia da Silva Almeida, o dia é de lembrar as centenas de casos de abusos contra as crianças e adolescentes. “Esse dia é uma oportunidade de trazer à tona esse tema e envolver toda a sociedade para quebrar esse clico de violência”.
 
Andreia conta ainda que essa ainda é uma realidade oculta, isso porque muitos casos nem chegam a ser denunciados. No entanto, o abuso é presente na vida da criança.
 
Além da assistente social, compõem as discussões neste dia o psicólogo com mestrado em educação, Alex Pessoa e o Defensor Público, Orivaldo Junior. 
 
No dia, será apresentado um panorama da realidade das crianças atendidas pelo CREAS em Presidente Prudente. 
 
Sobre a data – Caso Araceli: no dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. Por esse motivo, o dia 18 é lembrado como o dia contra o abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes.