Você sabia que existe bolsa de estudo para quem faz pesquisa?

15/05/2017

Muitos estudantes ainda não sabem, mas a pesquisa é um importante requisito da graduação e representa uma grande possibilidade de empregabilidade. Também chamada de iniciação científica, ela é considerada uma atividade vital para jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e aprofundar os conceitos ensinados na sala de aula.
 
Foi o que ocorreu com a jovem Sara Hellen Trevisan Bosso, 21. Aluna do curso de Direito da Toledo Prudente. Ela soube da abertura das inscrições para Bolsas de Estudo PIBIC/CNPQ em 2016 e resolveu se inscrever. Para sua surpresa, após análise, seu projeto foi aprovado. 
 
“A bolsa de estudos no valor de R$ 400 ajudou a complementar a mensalidade e hoje ajuda a pagar os valores da formatura”. Como parte das exigências, Sara tem que produzir e publicar dois artigos, um em eventos interno e outro externo. A primeira participação foi no ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Cientifica) e no momento ela se prepara para submeter sua produção em um evento na Universidade Estadual do Norte do Paraná. 
 
“A palavra que define essa minha oportunidade é gratidão! Estou extremamente encantada com a pesquisa e pretendo me candidatar novamente para o Bolsas de Estudo PIBIC/CNPQ. Você aprende muito pesquisando, sai na frente e tem pontos a mais no currículo”, finaliza. 
 
Aos alunos que desejam ter uma experiência como a da jovem Sara, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ pela Toledo Prudente Centro Universitário. 
 
Para esta edição, estão sendo ofertadas 5 bolsas de estudos. Podem se inscrever alunos de todos os cursos de graduação da Toledo Prudente. 
 
Para se inscrever os alunos deverão apresentar no NEPE um Histórico Escolar completo e atualizado, projeto de pesquisa contendo de 5 a 10 linhas e currículo Lattes atualizado. 
 
 
Serviço: Os alunos podem se inscrever até o dia 21 de junho. O início das atividades e o início da bolsa é agosto de 2017 com duração de 12 meses.