UFC de Robôs acontecerá em Escola Pública de Prudente

Evento promove o uso das novas metodologias ativas em sala de aula e tem feito com que alunos de Sistemas de Informação se destaquem no desenvolvimento de aplicativos personalizados para mover robôs

22/05/2017

Vem aí: A 4ª edição do Desafios de Robôs da Toledo Prudente que trazem aos trabalhos acadêmicos, cada vez mais, tecnologia, inovação e competitividade.

O evento promove o uso das novas metodologias ativas em sala de aula e tem feito com que os alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente se destaquem no desenvolvimento de aplicativos personalizados para mover robôs.

Ainda neste 1º semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de montar, programar e traçar suas próprias estratégias para a confecção dos robôs e dos aplicativos que os norteiam.

A Toledo Prudente tem investido em inovação acadêmica. Atualmente, o Centro Universitário participa do Sthem Brasil, um consórcio de instituições de ensino superior, que visa fomentar a inovação e o uso de metodologias ativas.

O resultado desse trabalho, intitulado App Game – Desafio de Robôs, é realizado pela Toledo Prudente, por meio do curso de Sistemas de Informação.

O 'App Game' consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular (Android), utilizando o software App Inventor, para controle de um robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do KIT Lego.

Competição - Após a finalização da confecção dos itens tecnológicos, as turmas promoverão a competição, que será em forma de UFC de robôs e acontecerá no dia 26 de maio, às 19h30, na Escola Escola Estadual IE Fernando Costa.

A entrada da comunidade interessada é gratuita.

Desenvolvimento - Eli Candido Junior, professor da disciplina de Introdução à Computação e coordenador do App Game, ressalta que o objetivo do projeto é aplicar os conceitos básicos de lógica computacional, matemática e desenvolvimento de algoritmos na participação da disputa entre as equipes.

Segundo o coordenador do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente, Mário Andreta Carvalho, a aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em estudo e é estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo passivamente. “É, portanto, um método de ensino focado no aluno”, diz.

O Jogo - O App Game está em sua 4ª edição neste ano de 2017 e consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular com o sistema operacional Android para controlar o robô, que será construído utilizando o controlador NXT e peças do kit lego.

O objetivo do App Game é fazer com que o robô mova o adversário para fora do ringue.