Alunos de Engenharia Civil recebem Troféu Conama 307

Participaram da competição cerca de 100 alunos e foram desenvolvidos 23 tijolos

26/05/2017

O Troféu Conama 307 é uma atividade interdisciplinar dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente. O objetivo da competição é elaborar um tijolo maciço utilizando resíduos da construção civil e analisar a resistência à compressão. Ganham os tijolos mais resistentes.
 
Participaram da competição cerca de 100 alunos e foram desenvolvidos 23 tijolos, que demoraram cerca de dois meses para ficarem prontos para a competição. O engenheiro ambiental e professor da Toledo Prudente, Rodrigo Coladello, é o responsável pela atividade. 
 
“Reaproveitar os resíduos da construção civil representa um grande desafio e problema para as cidades brasileiras. Incentivar os alunos para o reaproveitamento é garantir um futuro melhor alicerçado nas questões de sustentabilidade”, comenta Coladello. 
 
Para a criação dos tijolos, em grupo, os alunos foram envolvidos em aulas com metodologias ativas, por meio do Project Based Learning, e puderam utilizar os laboratórios do Centro Universitário. A dimensão dos tijolos tinha que ser 19cm de largura por 9,0 cm de altura e 5,0cm de espessura. 
 
Os ganhadores da edição 2017 do Troféu Conama 307 foram os alunos do primeiro termo de Engenharia Civil, Gabriela Jurazeky Pinheiro, Thaís dos Anjos Rosario, Edson Jeracino da Silva e Márcio Corrêa Mesquita.
 
A Toledo Prudente Centro Universitário participa do consórcio Sthem Brasil que reúne as principais instituições de ensino superior e tem como objetivo incentivar a aplicação de metodologias ativas e inovação acadêmica. 
 
Sobre o Troféu - Este nome foi adotado em função de uma Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) número 307, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.