Do lixo para sala de aula, computadores são doados em Prudente

09/06/2017

Já faz algum tempo que as pessoas pararam de torcer o nariz para o termo “lixo” e aprenderam que ele pode ser uma fonte de renda e, por que não, aprendizado. Só para se ter uma ideia, de acordo com Associação de Empresas da Indústria Móvel, em 2015 o Brasil superou 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico. 
 
Nesse “junta daqui” e “transforma dali”, os alunos da Fundação Gabriel de Campos de Presidente Prudente receberam nesta quinta-feira (8), dois computadores, doados pelo Projeto E-Lixo da Toledo Prudente Centro Universitário. 
 
De acordo com Raphael Garcia, coordenador do projeto, os computadores são frutos da triagem realizada semanalmente dos equipamentos que são descartados. “Sempre que identificamos que um equipamento tem potencial para funcionar, os extensionistas fazem os testes e ajustes para colocá-los em pleno funcionamento. No projeto, a frase ‘de 2 fazemos um’ faz bastante sentido e colocamos isto em prática todo dia”, conta. 
 
Os computadores doados serão usados no curso de Hardware que é oferecido pela fundação aos jovens. São equipamentos com no máximo 1 GB de memória RAM, 320 GB de Hard Disk e processador de 2 GHz, que são configurações suficientes para atendê-los.
 
A Fundação Gabriel de Campos atende crianças, adolescentes e adultos em horários específicos. Atualmente estamos atendendo a mais de 170 pessoas. 
 
A Heloíza Veneno Furlan, coordenadora da fundação, conta que os computadores serão imediatamente colocados a serviço da comunidade por meio das oficinas de informática. “Atualmente não temos nenhuma máquina apta para os cursos de montagem e manutenção de computadores”, afirma. 
 
“Acabei de crer que o lixo eletrônico tem grande utilidade. Com ele estaremos ampliando os conhecimentos dos adolescentes e também ensinando que tudo se aproveita, até mesmo aquela máquina que consideramos obsoleta”, finaliza.
 
Raphael Garcia destaca ainda, que além do ganho no aprendizado desses jovens é preciso ressaltar o ganho ambiental. Afinal de contas, essas máquinas não ficaram mais jogadas contaminando o meio ambiente. 
 
Sobre o projeto – O Projeto E-Lixo é mantido desde 2011 pela Toledo Prudente, que é o único ponto credenciado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente para coleta de lixo eletrônico na região de Presidente Prudente. Todo o material arrecadado, cerca de três toneladas por mês, é selecionado por extensionistas e voluntários. Parte disso segue para o Museu de Informática e Tecnologia e o restante é resgatado por uma empresa que dá o destino ecologicamente correto ao material. São recebidos diariamente computadores, impressoras, câmeras fotográficas, televisores, rádios, impressoras, carregadores e outros eletrônicos sem utilização.