Alunos da Toledo Prudente embarcam para formação em Harvard

23/06/2017

Eles aceitaram o desafio e embarcam nesta semana para Boston, nos Estados Unidos. Igor de Toledo Machado, Letícia Sambinelli e Maria Eduarda Pennacchi são alunos da Toledo Prudente Centro Universitário e agora integram a equipe que participará Programa para Formação de Líderes para o Século XXI, em Harvard. 
 
A oportunidade se deu em razão da participação da Toledo Prudente no consórcio STHEM Brasil, que visa promover a inovação acadêmica no ensino superior. 
 
O coordenador do setor de internacionalização, Luis Fernando Nogueira, ressalta que a capacidade de liderança é uma das principais características para o Profissional do Século XXI. “Liderar equipe em um projeto específico não é mais uma exclusividade apenas dos alunos da área de negócios; atuar como advogado, assistente social, engenheiro, etc. requer habilidades e competências que passam pela capacidade de liderança”, comenta.
 
Ainda de acordo com Nogueira, a Toledo Prudente tem investido muito nesse quesito e, portanto, a participação dos alunos nesse programa merece destaque porque refere-se à participação em um dos melhores polos educacionais do planeta, com alto nível de excelência. 
 
Os alunos participarão de workshops nos quais desenvolverão habilidades como de liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e apresentação em público. Além disso, farão visitas guiadas na Universidade de Harvard, no Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), na Universidade de Northeastern University e na Universidade de Boston.
Letícia é aluna do curso de pós-graduação em Controladoria e Gestão Financeira. Sempre se destacou nos estudos: ganhou a Comenda Dr. Antônio Eufrásio de Toledo em 2012, 2013, 2014 e 2015, por seu desempenho acadêmico e também conquistou o certificado de melhor aluna dentre os formandos do Curso de Administração de 2015. Para ela, o que mais chama atenção são os temas que serão abordados pelo programa. “A questão da liderança, apesar de parecer uma característica inata, pode ser exercitada, aperfeiçoada, de forma que você possa atrair e motivar as pessoas ao seu redor”, comenta. 
 
“A partir do momento em que a Toledo Prudente nos apresentou este programa, não pensei duas vezes, logo quis me inscrever. Tenho certeza de que será uma experiência única”, finaliza Letícia.
 
Ao final da experiência, esses estudantes retornam ao Brasil capacitados para desenvolver atividades como líderes do século 21.