Projeto viabiliza construção de casas para famílias carentes

06/07/2017

Com a coordenação do professor Fernando Húngaro, os alunos do 6º termo do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário, Leonardo Barga e Gustavo de Oliveira estão desenvolvendo o projeto ‘Banco de Materiais de Construção Usados de Presidente Prudente’.

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos que arrecada materiais de construção diversos que serão utilizados para a construção de moradias de famílias do Km 7, em Presidente Prudente.

Os alunos enfatizam que o projeto aceita doação de qualquer tipo de material e em qualquer quantidade.

“Cimento, areia, pedra, madeira, esquadrias. Às vezes, algo que não tenha mais serventia para a comunidade, poderá ser aproveitado para a construção de moradias de famílias carentes e isso é bastante empolgante”, comenta Leonardo Barga.

O aluno Gustavo de Oliveira explica que alguns terrenos estão sendo doados pelas prefeituras e que após a regularização dos mesmos, a família residente no Km 7 entra em contato com o projeto para que seja iniciada a separação dos materiais que estão disponíveis para a realização da obra.

“O legal é que com a disponibilização dos materiais arrecadados pelo projeto, temos a adesão de diversos moradores e membros das famílias participantes, que se coloc
am à disposição para trabalhar como pedreiros, eletricistas e outras funções necessárias”, explica.

Fernando Hungaro, engenheiro civil e professor do mesmo curso na Toledo Prudente enfatiza que por meio deste projeto, os alunos obtêm ganhos acadêmicos e pessoais.

“Aqui, na prática, eles conseguem lidar com materiais reciclados e diretamente com a idealização das plantas das obras e lógico que como seres humanos, o auxílio a estas famílias carentes, possibilita a construção de suas moradias e engrandece e enriquece a alma de quem participa”, confessa o docente.

As casas são padrão, sendo constituídas por 2 dormitórios, sala, sanitários e cozinha, totalizando cerca de 50m2. Desde o seu início, o projeto já concluiu 4 casas neste padrão e está em fase de construção de mais 6 residências.

Serviço – Aqueles que tiverem materiais de construção em boas condições de utilização, podem fazer contato no telefone (18) 99728-0059 ou via fan page do Projeto em https://www.facebook.com/bancodemateriaisdeconstrucaousados/ que uma equipe providenciará a busca.