Toledo recebe exposição sobre os 85 anos da OAB

07/08/2017

Para comemorar o Dia do Advogado, no próximo dia 11 agosto, a Toledo Prudente recebe a exposição “Linha do Tempo”, que comemora os 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil. A exposição acontece de 09 a 16 de agosto e a entrada é gratuita.

A exposição é construída a partir da trajetória da instituição, contextualizada no cenário político-econômico do País, que demonstra a sua participação em prol da cidadania, da defesa dos direitos individuais e da preservação do Estado Democrático de Direito.

Para o presidente da OAB de Presidente Prudente, Rodrigo Lemos Arteiro, a exposição é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da história do país. “Ela registra fatos relevantes da OAB por meio de uma linha do tempo. Fatos esses que se entrelaçam com a história do constitucionalismo brasileiro.  Espero que a sociedade aproveite essa oportunidade”, comenta.

Já para o coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, Sérgio Tibiriçá Amaral, ressalta que a função de advogado é a única que tem assento na Constituição, isso porque o profissional é essencial à justiça e ela é um pilar da democracia. A OAB, ao longo de sua trajetória, tem se pautado em defesa das grandes causas do país, como Diretas Já, processos de Impeachment e outros.

“Fica aqui meu convite a toda comunidade acadêmica e também à comunidade jurídica da região de Presidente Prudente para que visite a exposição que relata a história bastante importante da Ordem dos Advogados do Brasil, uma instituição muito séria e que ao longo dos anos pautou-se em busca de Direitos Humanos e justiça”, finaliza Tibiriçá.

Serviço - A Ordem teve a sua criação prevista em 1843 pelo Instituto dos Advogados do Brasil, mas somente 87 anos depois foi instituída a Ordem dos Advogados. O ato decorreu do Decreto n.º 19.408, de 18 de novembro de 1930, da lavra do Chefe Executivo Nacional, Getúlio Vargas, então elevado ao poder pela recente Revolução de 1930, desencadeada um mês antes, em 3 de outubro.