Desde início, E-Lixo coleta 212 toneladas de lixo eletrônico

Projeto é uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente e visa coletar materiais eletrônicos sem utilização para a correta destinação, a reciclagem

09/08/2017

Desde 2011, quando a Toledo Prudente Centro Universitário implantou o projeto E-Lixo, foram arrecadados mais de 212 toneladas de lixo eletrônico.

O Projeto E-Lixo é uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente e visa coletar materiais eletrônicos sem utilização para a correta destinação, a reciclagem.

A Toledo Prudente recebe os materiais durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, que podem ser fios, baterias, pilhas, computadores, placas de memória, Tvs, celulares, aparelhos de rádio e outros itens eletrônicos que não são mais utilizados.

Os materiais entregues na Toledo Prudente são captados pela empresa Seigo Informática, que faz a desmontagem e separação das peças para a correta destinação dos itens.

Museu - O coordenador do projeto, Raphael Garcia, que é professor do curso de Sistemas de Informação revela que além disso, algumas peças recebidas também são encaminhadas para o Museu de Informática e Tecnologia da Toledo Prudente.

“Trata-se de um projeto que conta com mais de 500 peças e que tem objetivo de eternizar relíquias tecnológicas que são entregues ao projeto E-Lixo na Toledo Prudente para correta destinação”.

O professor ressalta que a visitação é gratuita para todos os membros da comunidade e demais interessados.

“Observamos que as peças têm valor sentimental e aqueles que dispõem delas, não desejam enviar para o lixo. Assim, em nosso museu, ela será bem guardada e ainda servirá de informação e conhecimento para as próximas gerações”, comenta Garcia.

Ponto Fixo – O projeto E-Lixo é o único ponto fixo de coleta da região credenciado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O credenciamento se dá por meio de um projeto idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o E-Lixo Maps.

O E-lixo Maps é uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.

“E claro trata-se de um serviço de utilidade pública em que a Toledo Prudente está contida, já que auxilia na destinação correta do lixo eletrônico e amplia o nível de conscientização da população de nossa região”, explica o professor Raphael Garcia.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3901-4000. As entregas dos materiais eletrônicos poderão ser feitas no hall de entrada da Toledo Prudente Centro Universitário.