Preço da carne tem deflação em Prudente

17/08/2017

A Empresa Júnior Toledo realizou a Coleta de Preços em 4 supermercados de Presidente Prudente no dia 10 de agosto de 2017. A pesquisa constatou uma queda de 0,48% nos preços em relação ao mês de julho de 2017. Em valores monetários, calculando a soma unitária de cada produto pesquisado, temos uma diferença de R$ 4,25 em relação à pesquisa anterior.

O grupo de Carnes/Embutidos apresentou queda de 3,57%. Os produtos que contribuíram para essa diminuição foram o Frango Congelado (kg) com redução de 19,95% e o Músculo (kg/peça) com deflação de 10,16.

O grupo de Cereais/Mercearia também apresentou queda de 1,96%. Os produtos que contribuíram para esse resultado foram o Feijão tipo carioquinha Da Hora 1Kg com redução de 21,84% e a Farinha de Trigo Tia Ofélia 1kg com deflação de 18,33%.

Seguindo a tendência de baixa, o grupo de Matinais/Doces também apresentou uma deflação de 1,58%. Os produtos que contribuíram para esse resultado foram o Biscoito água e sal Marilan 400g, com uma baixa de 15,86% e o Bombom Garoto - Sortidos 300g com redução de 5,22%.

Em contrapartida, o grupo de Artigos de Higiene apresentou uma inflação de 4,71% em seus preços, com destaque para o Absorvente Intimus Gel normal c/ abas (8 unidades) com aumento de 25,67% e o Papel higiênico Mili 8 unidades (60 metros) com elevação de 4,91%.

A concorrência entre os estabelecimentos continua ocasionando acentuada diferença entre o menor e o maior preço de alguns produtos, com o Hambúrguer Sadia "Bovino" 12 unidades com diferença de 171,10% e o Queijo Mussarela (fatiado kg) com diferença de 79,41%. Nesta pesquisa o Hambúrguer Sadia "Bovino" 12 unidades foi encontrado com menor preço de R$ 6,99 e o maior de R$ 18,95 e o Queijo Mussarela (fatiado kg) foi encontrado com menor preço de R$ 18,50 e o maior de R$ 33,19.

Destaca-se novamente a importância de pesquisar os preços de um mercado para outro, pois se o consumidor comprasse uma unidade de cada produto pelo maior preço ele gastaria, neste mês, R$ 994,98. Já se efetuasse a compra dos produtos pelo menor preço de cada item, desembolsaria o valor de R$ 779,96, economizando assim, R$ 215,02 do valor gasto.

A pesquisa teve a participação dos alunos: Augusto Casoni Quinellato, João Victor Galvão Romero, Matheus Rafael Nascimento Jorge e Samuel Belome Marques. Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dalari.