Toledo Prudente e Unesp firmam parceria científica

Convênio compreende na realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, cursos, programas de capacitação, estágios e demais atividades acadêmicas entre ambas as instituições

21/11/2017

A Toledo Prudente Centro Universitário e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) fecharam uma parceria científica que promete!! O convênio considerado como um “guarda-chuva”, por ser bastante amplo, compreende a realização de estudos e pesquisas, consultorias, conferências, publicações, cursos, programas de capacitação, estágios e demais atividades acadêmicas entre ambas as instituições.

A cada projeto, será celebrado um termo aditivo, sendo que o primeiro, inclusive, já foi firmado, tendo como objeto o projeto de colaboração científica: “desenvolvimento de novos materiais a partir de cargas residuais”, sob responsabilidade do Professor Elton Aparecido Prado dos Reis. Para ele, a parceria propõe benefícios imensuráveis.

“Com este convênio, passamos a ter autorização legal para agendamento e uso dos laboratórios e equipamentos específicos do ramo da ciência de materiais, assim possibilitando o andamento aprofundado das pesquisas. E também, é o primeiro passo para mostramos nosso potencial e capacidade de desenvolvimento de pesquisas de qualidade, sendo assim respeitados pelos grandes centros”, destacou Elton.

Parceria antes do convênio

O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente já fechou uma parceria com o Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), localizado na Faculdades de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão articuladas as temáticas de: Inclusão Escolar e Práticas Inclusas, Metodologias Ativas e Tecnologias na Educação, além de atendimentos a Pessoas com Deficiência (PcD) e Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem (TDA), cujo objetivo é proporcionar o desenvolvimento da aprendizagem e a inclusão escolar, digital e social.

“Acredito que a possibilidade de aprendizagem para os estudantes do curso são ótimas. Primeiro, eles trabalharão a partir de situações reais para a confecção de recursos para PCD, e isso fomenta aplicabilidades de conceitos teóricos e práticos, assim como responsabilidade social. Com isso, os trabalhos poderão ter maior abrangência, com troca e construção in loco de práticas entre os dois espaços, Toledo Prudente e Unesp”, ressaltou a assessora pedagógica da Toledo Prudente, Marcela Correa Tinti.