Toledo cria material de capacitação online para o STHEM Brasil

O curso elaborado pela Toledo Prudente é sobre “Peer Instruction” e já teve mais de 200 inscritos

06/02/2018

Desde 2014 no consórcio STHEM Brasil, a Toledo Prudente foi uma das cinco instituições escolhidas em todo Brasil para produzir material de capacitação aos docentes ingressantes. O curso elaborado pela Toledo Prudente é sobre “Peer Instruction” e já teve mais de 200 inscritos. 
 
O Consórcio STHEM Brasil, é uma rede que nasceu em 2013 com o objetivo de investir na formação de professores, fortalecer o engajamento e melhorar o aprendizado dos estudantes, através das metodologias ativas. Atualmente 44 IES de todo Brasil fazem parte dos trabalhos. 
 
O curso produzido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Toledo Prudente é composto por três módulos com vídeo-aulas, web-aulas e um e-book, tudo para facilitar a vida dos professores. A duração é de três semanas. 
 
A reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, está satisfeita com as inscrições e atribui o sucesso à maturidade da Toledo Prudente na aplicação de metodologias ativas. “ Há 4 anos o LAP tem estudado, testado e aplicado as metodologias ativas e desenvolvido a inovação acadêmica em nossa instituição; com certeza o grupo vem amadurecendo e está preparado para a multiplicação dos professores de outras IES do Consórcio ”. 
 
As metodologias ativas já são uma realizada na Toledo Prudente há muitos anos.
 
Para o coordenador do LAP (Laboratório de Apoio Pedagógico em Inovação Acadêmica da Toledo Prudente), professor José Arthur Gonçalves, o curso irá contribuir e muito para a atuação docente “ falar do curso ou algo legal dele “
 
Nesse primeiro momento, o curso é exclusivo para professores de instituições conveniadas aos STHEM Brasil. No entanto, no segundo semestre esse e outros cursos devem ser disponibilizados a outros docentes e interessados. 
 
Sobre o “Peer Instruction” - É uma metodologia de ensino focada no protagonismo do estudante. A metodologia engaja os alunos, motivando-os a solucionar questões conceituais, e oferece ao professor um feedback instantâneo da compreensão sobre os conceitos abordados.