Alunos produzem parecer jurídico para Corte Interamericana

Consulta foi realizada por Paulo Abrão, secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

16/02/2018

Alunos do curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário produzem um parecer jurídico em resposta a uma consulta sobre processos de Impeachment e Democracia.

A consulta foi realizada por Paulo Abrão, secretário executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O documento oficial está sendo elaborado por cerca de 60 alunos do curso de Direito da Toledo Prudente e poderá integrar a Opinião Consultiva apontada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Segundo Lucas Noya, coordenador de competições da Toledo Prudente, que atua como coach da equipe, o parecer está em fase final de produção, devendo ser finalizado e entregue até o dia 26 de fevereiro, na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

"O envio de um segundo parecer jurídico à Corte Interamericana demonstra que a Toledo Prudente alinha a produção do conhecimento científico dos alunos a sua preocupação com a promoção e defesa dos Direitos Humanos”, explica.

Felipe Herling da Costa integra a produção do material. Para ele, cursar o segundo termo do curso de Direito e já estar envolvido em uma produção de um conteúdo internacional desta importância é um diferencial substancial para sua carreira.

“Fazer parte de um grupo deste nível já no primeiro ano de faculdade é um grande diferencial no meu currículo e também na minha experiência pessoal com produções científicas. Aprendo muito com todos os membros desse grupo”, comenta.

Caso o parecer jurídico seja aprovado, a Corte Interamericana de Direitos Humanos poderá solicitar sustentação oral em sua sede, na Costa Rica.

Participam da produção do documento oficial os alunos: Afonso Henrique da Silva Mativi, Aléxia Domene Eugenio, Aline Souza da Silva, Amanda Soares Colnago, Ana Luiza Terumi Koga Fujiki, Arthur Katano, Beatriz Camargo Ribeiro, Beatriz de Oliveira Melo, Beatriz Fiorentino Colnago, Bianca Misuzaki, Bruno Boigues Pittioni Domingos, Carla Nader Gervasoni, Daniel Amaral Ando, Daniel Oliveira de Barros, Daniela Fachiano Nakano, Danyele Ganef Slobodticov, Ellen Akemy Kuroce, Fabiana Parisi Martins Garcia, Felipe Augusto Rodrigues de Mello, Franciele Flores de Lima Pena, Gabriel d’Arce Pinheiro Dib, Gabriel Teixeira Santos, Gabriela Guilhem Caldeira, Guilherme de Oliveira Tomishima, Guilherme Fontana Sanchez, Gustavo Martinez Borges, Henrique Miuki Koga Fujiki, Isabela Monteiro, Isabela Silva Biazon, Isabella Cossa do Prado Oliveira, Jessica Caroline Pauka Rasera, João Pedro Gindro Braz, Julia Ferrari Pilla, Laura Junqueira Leite, Lucas Rocha Bragato, Marcela Mitiura Vitale, Marcos Augusto Espinhosa Coladello, Maria Eduarda de Toledo Pennacchi Tibiriça Amaral, Maria Figueiredo Franco, Murilo Aparecido Lorençoni Lima, Nayara Tracanella Ribeiro, Nelson Pereira da Costa Filho, Roberta Biazini, Ricardo Migliorini Mustafa Filho, Victor D’Arce Pinheiro Dib, Vinicius Marin Cancian e Wellington Nunes Franco.