Polícia Civil firma convênio inédito com Toledo Prudente

Parceria possibilitará que audiências conciliatórias sejam realizadas em datas específicas também nas dependências da Toledo Prudente

22/03/2018

Aconteceu ontem (22), a assinatura do convênio da Polícia Civil do Estado de São Paulo com a Toledo Prudente Centro Universitário.

Essa parceria possibilitará que audiências conciliatórias sejam realizadas em datas específicas também nas dependências da Toledo Prudente. É a primeira vez que a Polícia Civil do Estado de São Paulo constitui parceria com uma instituição de ensino superior para extensão do NECRIM. E a Toledo Prudente é a pioneira no Estado de São Paulo.

“E com isso, duas vertentes são atendidas, tanto o trabalho de uma justiça restaurativa de ordem prática, com objetivo de conciliação, evitando assim que esse caso seja mais um no sistema judiciário e claro, a possibilidade de que alunos da Toledo Prudente vivenciem casos reais, com pessoas e dores reais, sendo uma experiência prática diferenciada e enriquecedora, explica o Delegado de Polícia titular do NECRIM - Núcleo Especial Criminal, Wagner Silva Negré.

Ele complementa que para o estudante, será ainda de grande valia entender toda a dinâmica envolvida nesse processo para que possam visualizar isso atualmente como aluno, mas posteriormente como futuro profissional do Direito, com objetivo de reduzir divergências, objetivando sempre a conciliação entre as partes.

Ieda Maria Filgueiras é Delegada de Polícia da Delegacia Seccional de Presidente Prudente, onde responde atualmente por mais de 30 delegacias do Oeste Paulista. Para ela, a parceria com a Toledo Prudente é um fator de multiplicação dos serviços já prestados pela Polícia Civil, agora também na instituição de ensino superior.

“O Brasil é um dos Países com mais processos no mundo, portanto essa iniciativa visa desafogar o judiciário e também oferecer diferenciação ao universitário, que vai poder vivenciar ainda nos bancos acadêmicos, situações práticas e reais que ele teria acesso apenas posteriormente como profissional”, explica.

A reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado também esteve presente durante a assinatura do convênio e agradeceu aos membros da Polícia Civil presentes. “Isso tudo vai gerar ainda mais experiência, conhecimento e enriquece ainda mais as atividades do Núcleo de Prática Jurídica, que já é bem consolidado na Toledo Prudente”, ressalta.

O coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente, professor Sérgio Tibiriçá Amaral comemora mais um convênio firmado e que vai possibilitar ampliação da atuação prática do aluno antes mesmo da conclusão do ensino superior.

“Acredito que por meio de mais esse convênio, todos sairão ganhando, tanto o órgão estadual que terá na Toledo Prudente um braço do serviço que já é realizado com excelência, quanto os alunos da Toledo Prudente, que poderão usufruir de experiências ricas de amadurecimento acadêmico e real ganho em termos de conhecimentos. E claro, a sociedade, que possui uma extensão dos serviços já prestados pelo NECRIM, agora também no Centro Universitário”, diz.

Durante a assinatura do convênio, diversos alunos estiveram presentes prestigiando mais essa novidade na Toledo Prudente.

“Será muito interessante, estamos muito contentes e não vemos a hora de acompanhar as audiências e claro, aprender tudo o que for possível nestas atividades práticas”, enfatiza o aluno João Pedro Facholi Goulart Quirino, do 3º termo.

NECRIM - O Núcleo Especial Criminal (NECRIM) constitui-se em um instituto com base na Lei Federal 9.099/95, como forma de justiça alternativa, que permite a conciliação de infrações penais de menor potencial ofensivo (com pena estimada em até 2 anos).
São atendidos no Núcleo, casos como perturbação de sossego, ameaça, lesões leves e acidente de trânsito.

Dessa forma, atua com agilidade nos atendimentos em defesa dos direitos dos cidadãos e na preservação da paz social e, consequentemente, desafoga o judiciário com os serviços implantados no interior do Estado.