Professora da Toledo Prudente lança software educacional

O software auxilia os professores na aplicação da metodologia ativa “Team Based Learning” (TBL)

03/04/2018

A professora do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário, Ana Paula Ambrósio Zanelato, lançou um software para auxiliar os professores na aplicação da metodologia ativa “Team Based Learning” (TBL).

A metodologia do TBL prevê que o professor aplique uma atividade prática para a fixação dos conteúdos, individual e em grupo. A atividade funciona da seguinte maneira: os alunos estudam o material antes da aula e o professor aplica 10 perguntas individuais, somando pontos para o estudante de acordo com os acertos. Logo após, em grupo, eles respondem as mesmas perguntas, com a possibilidade de discuti-las.

Esse trabalho é realizado pelo docente de maneira manual. O TBL Active substitui a aplicação da atividade manual por um sistema mais interativo, condizente com o mundo digital.  “Como docente, já utilizava a metodologia do Team Based Learning em minhas aulas, porém, no modelo da aplicação original, que tornava o trabalho mais demorado. Com o software, o feedback é instantâneo e consequentemente temos uma maior interatividade com os discentes”, acrescenta Zanelato.

Ela conta que a ideia surgiu após conversas com outros docentes que também aplicavam a metodologia. “Iniciei o desenvolvimento do software e atualmente tenho utilizado em minhas aplicações em TBL. Em minha dissertação de mestrado faço intervenções da metodologia, com uso da tecnologia, sendo esse meu tema de pesquisa”, fala.

Zanelato ressalta a importância do ensino colaborativo. “Como docentes, precisamos trabalhar em nossos estudantes, atitudes mais proativas e colaborativas, habilidades de trabalho em equipe, de modo a prepará-los melhor para o mercado de trabalho”.

Qualquer professor que deseja aplicar a metodologia do TBL, com uso da tecnologia, pode utilizar o software. “A ferramenta é gratuita. O professor deve acessar www.tblactive.com e realizar um cadastro. Após, deverá criar seu questionário online. Para realizar a aplicação, os estudantes também devem acessar o mesmo site, e clicar em “login estudante” e inserir o número da sala virtual, fornecida pelo docente”, explica. Além de auxiliar a aplicação do TBL, o software fornece as respostas de forma simultânea. Além disso, depois da atividade, oferece relatórios com composição de resultados finais, que facilitam o gerenciamento para estudantes e professores.

Os docentes podem enviar suas dúvidas para contato@tblactive.com.br.