Tervetuloa Suomeen (Bem-vindo à Finlândia)

Vamos conhecer a Finlândia? O país é sede da missão do consórcio STHEM Brasil. A Toledo Prudente será representada pelo coordenador Leonardo Lepre

29/05/2018

Missão do consórcio STHEM Brasil ocorrerá em Tampere, na FinlândiaTalvez você não saiba, mas a Finlândia é a terra de dois personagens muito famosos: o Angry Birds e o Papai Noel. O país é também conhecido por uma beleza natural exuberante e pela quantidade de florestas e lagos. Por que falar sobre a Finlândia?

Esse é o destino que o professor e coordenador do curso de Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário, Leonardo Lepre, visitará em breve, lembra? Ele participará da missão do Consórcio STHEM Brasil, em junho. Por isso, vamos conhecer um pouco sobre o destino europeu. Tervetuloa! (Bem-vindo!)

Características e curiosidades
O país tem uma característica bem peculiar, pois é conhecido pela grande quantidade de saunas, cerca de 3 milhões. Se levarmos em conta que o país tem cerca de 5,5 milhões de habitantes, temos uma sauna para quase duas pessoas. É famoso também pela quantidade florestas, que ocupam três quartos da superfície de 338 mil quilômetros quadrados, de acordo com o site da embaixada do país no Brasil.

Para o coordenador, um dos maiores desafios será a temperatura. “A minha primeira preocupação foi: será que tenho roupa para não morrer congelado? Vivemos em um lugar muito quente, onde no inverno usamos roupas leves e de repente, morar por quase um mês em um país onde temperaturas abaixo de zero são comuns, gerou uma preocupação”, comenta Lepre.

Leonardo Lepre representará a missão no consórcio STHEM BrasilMas, expectativa não falta. “Confesso que a gastronomia deles parece ser tão exótica e interessante quanto sua língua, espero ter a oportunidade de comer “leipäjuusto” - o pão de queijo deles, experimentar a carne de rena, ou talvez as tortinhas de arroz que não são nem salgadas, nem doces. E é claro, conhecer a casa do Papai Noel”, revela Lepre.

“Apesar de termos a opção de falar inglês, seria uma experiência interessante aprender um pouco do finlandês. No entanto, parece ser um desafio bastante grande. Um simples "Bom dia, tudo bem?", se transforma em "hyvää huomenta, miten olet?". Confesso que ainda não sei nem pronunciar, fala o coordenador.

Sobre a missão
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o Projeto Toledo 4.0 Prudente e potencializar a internacionalização da IES, com a possibilidade de parcerias e benefícios para o corpo docente e discente. Serão 3 semanas na Tampere University od Apllied Sciences (TAMK), em Tampere, na Finlândia. A missão tem como foco, um programa de formação de professores do futuro.

Educação
Quando o assunto é educação, a Finlândia é uma referência internacional pelas melhores práticas de ensino para as áreas de negócios. A IES finlandesa, onde será realizada a missão, tem um programa modelo de experiências em desenvolvimento de projetos de inovação.

Também estamos na expectativa. Boa viagem, Leo!