Tervetuloa takaisin Toledo Prudente!

Após três semanas de formação, na finlândia, o coordenador está de volta com muitas novidades

03/07/2018

Tervetuloa takaisin, Leo! (Bem-vindo de volta, Leo!) Damos as boas-vindas ao coordenador do curso de Marketing, Leonardo Lepre, que representou a Toledo Prudente na missão do consórcio STHEM Brasil, na Finlândia. Após três semanas de formação, na Tampere University od Apllied Scienses (TAMK), o coordenador está de volta com muitas novidades. Por isso, vamos bater um papo e conhecer os planos que trouxe na mala.

Leo, conta para nós, como ocorreu a missão na Finlândia?
A missão foi o início de uma formação para professores do futuro, de três semanas. Nossas atividades foram desenvolvidas na TAMK - Tampere University od Apllied Sciences, fomos junto com 16 instituições brasileiras e também uma equipe americana.

O que de novo essa missão traz para a Toledo Prudente?
A gente volta com um projeto para ser implementado aqui na Toledo Prudente, alinhado ao Projeto Toledo 4.0 Prudente. As mudanças são inúmeras! Nossas atividades desenvolvidas na Finlândia propõem uma transformação na construção dos cursos. E focar sempre no final, ou seja, no chamado currículo por competências.

Sobre a educação na Finlândia, quais as suas impressões?
Bom, para se ter uma ideia, o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, acredita que o caminho para desenvolver uma sociedade é a educação. E nós também acreditamos nisso. A Toledo Prudente investe muito em inovação acadêmica.

Quais os próximos passos da missão?
Construímos um projeto de inovação da formação do aluno. Nós criamos um framework de inovação acadêmica que pode ser aplicado em todos os nossos cursos. Todo esse processo durará cerca de um ano e meio, segundo o projeto.

E sobre o país, quais pontos te chamou mais atenção?
Olha, uma das coisas mais diferentes é o fato deles fazerem muita sauna. Eles acreditam que a sauna seguida de um banho com água gelada aumenta a imunidade. Outro fato interessante é que lá, o sol permanece durante a noite.
A culinária do país é também uma parte muito curiosa, as pessoas me perguntam sobre a carne de rena, que é bem comum no país, eu provei e gostei, tanto a carne de rena quanto a de alce. Fora isso, eles são consumidores natos de sorvete. E também de salada, presente em todas as refeições do dia, inclusive no café da manhã.

Continuidade
A missão do consórcio STHEM Brasil ainda não terminou. Em breve, o coordenador participará de mais uma formação, desta vez no Brasil. Ficamos muito felizes com o início dessa missão, Leo! Kiitos! (Obrigado!)