Software FlexSim permite simulação de soluções

O curso de Engenharia de Produção conta com uma ferramenta ligada à indústria 4.0 como suporte

04/07/2018

Software FlexSim permite simulação de soluçõesO bom profissional de Engenharia de Produção deve ter a capacidade de projetar soluções para diversos setores da economia. Para tal finalidade, é fundamental que ainda no período da graduação, o estudante tenha contato com a prática.

O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário conta com uma ferramenta ligada à indústria 4.0 como suporte no aprendizado: o software FlexSim.

De acordo com o coordenador do curso, Carlos Eduardo Turino, a ferramenta simula processos produtivos, de forma realística, dando ao profissional a oportunidade de implementar novos processos, fazer melhorias, simular mudanças, e identificar as melhores implantações.

“Com base no perfil do engenheiro de produção, o aluno, por meio do software, consegue resolver problemas reais com o auxílio da tecnologia, dando a possibilidade de integrar sistemas complexos, tendo em consideração equipamentos, mão de obra, materiais e produtos, além de analisar a prestação de serviço da forma mais satisfatória possível, tanto para o dono da empresa como para o cliente”, comenta o coordenador.

Turino salienta que os alunos saem do curso com a capacidade de utilizar qualquer tipo de software de simulação. “Por meio do domínio do software, o estudante aumenta a chance de empregabilidade e a possibilidade de ser um consultor, atuando em empresas de pequeno e médio porte, além de desenvolver o raciocínio de resolução de problemas.

O estudante do 7º termo do curso, Petter Silva Donato, considera que o FlexSim, um simulador de excelência. “Conseguimos recriar um ambiente simulado no software e aplicar mudanças seja de layout ou em configurações como o setup de um processo sem realmente precisar mexer na estrutura real. Quanto mais preciso os dados, mais próximo do real é a simulação”, explica o aluno.

No ano passado, os alunos do 6º termo, apresentaram soluções para dois desafios reais detectados na empresa Stetsom. Na ocasião, eles utilizaram o treinamento Six Sigma Green Belt e o software FlexSim para simular o resultado. Os diretores da empresa estiveram presentes para conhecer a metodologia.

O software adquirido pela Toledo Prudente é considerado o mais atualizado no mercado, por ser o único que tem como plataforma a atuação na indústria 4.0, que está de encontro com a proposta do Projeto Toledo 4.0 Prudente. A ferramenta tem a vantagem de economizar tempo, custo e garante por meio da simulação, que as mudanças e as implantações serão as melhores possíveis.