Projeto acadêmico visa reforma de espaço em Associação

Arrecadação dos recursos financeiros será realizada por meio de uma plataforma virtual de financiamento coletivo e contará com o apoio da comunidade em busca do objetivo

Ellen Santini

04/09/2018

Um projeto elaborado pelos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário objetiva a reforma de um espaço da Associação dos Cegos de Presidente Prudente. Trata-se do Projeto Crowdfunding Social.

A arrecadação dos recursos financeiros será realizada por meio de uma plataforma virtual de financiamento coletivo e contará com o apoio da comunidade em busca do objetivo.

Cabe ao curso de Arquitetura e Urbanismo o levantamento da situação da estrutura física atual do local e as prioridades para o desenvolvimento do projeto, já com adaptações de acessibilidade.

Já o curso de Serviço Social realizará o levantamento e análise do perfil dos mais de 70 assistidos da Associação dos Cegos.

Por sua vez, o curso de Administração será responsável pela gestão da plataforma virtual de arrecadação, bem como estabelecer diretrizes de transparência em todos os procedimentos.

Além da aplicabilidade de cada curso, o projeto tem objetivo de desenvolver no universitário o raciocínio crítico em função da responsabilidade enquanto cidadão, além do seu papel diante das questões sociais.

Todas as atividades serão realizadas pelos alunos da Toledo Prudente, com supervisão dos coordenadores e professores.

Para a assistente social da Associação dos Cegos, Camila Fernandes Góes, a parceria com a Toledo Prudente é muito bem-vinda, haja visto que a entidade passa por dificuldades financeiras.

“Trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento institucional para todas as partes envolvidas”, comenta.

A coordenadora do curso de Administração da Toledo Prudente Centro Universitário, Cintia Ramos Lopes Evangelista, explica que as análises documentais tiveram início no mês de abril. Já a plataforma para a arrecadação dos recursos financeiros entrará no ar no mês de agosto. A execução da reforma está prevista para início em outubro e a entrega do projeto, em dezembro de 2018”, explica.

“Aqui eu aprendi a fazer de tudo, desde cozinhar, costurar e principalmente ser uma pessoa independente, pois atualmente me sinto confortável morando sozinha, inclusive realizando todas as tarefas do dia-a-dia”, conta a aluna Sarah Souza.

A coordenadora da Associação, Eliete Marguti comemora a seleção da instituição para receber as benfeitorias do projeto Crowdfunding Social da Toledo Prudente Centro Universitário e explica que ele vem em um excelente momento.

“Assim como a maioria das entidades sócio assistenciais, a Associação dos Cegos também passa por dificuldades. Então, é um projeto muito bem-vindo que com certeza beneficiará todo o trabalho sério já realizado na unidade”, considera.

Sobre - A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e atende usuários de Presidente Prudente e região com idades que variam de 1 até 85 anos. Entre eles, pessoas cegas e de baixa visão.

A instituição se destaca pelo trabalho social e inclusivo com atividades de Braille, Soroban, Informática, Educação Física/Orientação e Mobilidade, Práticas Educativas para uma Vida Independente, Artesanato, Música, Atendimento Nutricional, Estimulação Precoce, Atendimento Infantil Especializado, Orientação e Encaminhamento para o Mercado de Trabalho, amenizando as desigualdades sociais com objetivo de reintegrar efetivamente o indivíduo na sociedade.

Dúvidas? Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail coord.adm@toledoprudente.edu.br