Toledo Prudente oferece certificação Black Belt

O certificado dá ao profissional a especialização teórica e prática em Estatística Aplicada à Ciência de Melhoria, ferramentas da Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas

Laís Ernesto

14/11/2018

O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente Centro Universitário tem um grande diferencial. É o único no país que oferece a certificação Black Belt. O certificado da metodologia Lean Six Sigma dá ao profissional a especialização teórica e prática em Estatística Aplicada à Ciência de Melhoria, ferramentas da Gestão Estratégica e Gestão de Pessoas.

O aluno sai da faculdade apto para um cargo de liderança em projetos de melhoria em qualquer segmento. A Toledo Prudente oferece a certificação para os estudantes do curso. Para tirar a certificação, os alunos precisam participar das aulas ministradas por um profissional Black Belt com experiência, no caso o professor Tiago Grajanin, e ao final o aluno deve entregar um trabalho e fazer uma prova de certificação.

O professor comenta que no Trabalho de Certificação, os alunos devem aplicar a teoria em uma empresa de Presidente Prudente. “Esse é um diferencial absurdo do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente. Podemos definir como uma das maiores inovações do curso, pois não encontramos este recurso em outros cursos do Brasil”, ressalta Grajanin.

O professor destaca ainda que a certificação online pode custar aproximadamente R$ 8 mil (Certificações Green Belt e Black Belt), fora a necessidade de aprender a usar softwares estatísticos que requerem treinamento, ou seja, mais custo. “Desta maneira, podemos destacar a vantagem ao aluno também pelo ponto de vista financeiro”. Completa.

Grajanin destaca que é importante entender que um profissional certificado em Lean Six Sigma é fundamental para qualquer setor. “O curso de Engenharia de Produção pode ser frequentado por pessoas do mercado financeiro, da área da saúde, da pesquisa entre tantas outras. Por exemplo: um enfermeiro que possui a certificação em Black Belt pode tornar-se um gestor da área da saúde”, fala.

Além da certificação Black Belt, os alunos passam pela White Belt e Green Belt. Todas na metodologia Six Sigma. A metodologia é um sistema de gestão. Essa disciplina trabalha com os objetivos de redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

“Como o mercado de trabalho é cada vez mais exigente, a certificação é importante para trazer destaque ao profissional. Ser Black Belt, com certeza, é sinônimo de diferencial para a carreira”, salienta Grajanin.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente!