Alunos desenvolvem abrigos temporários

Você já ouviu falar em abrigos temporários? Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo produziram alguns

Laís Ernesto

19/11/2018

Você já ouviu falar em abrigos temporários? Pois os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário produziram alguns. Os abrigos têm o conceito de proteção e podem ser utilizados, por exemplo, por pessoas em situação de rua para se protegerem.

“Muitas pessoas acabam dormindo em lugares precários na rua e os abrigos foram projetados justamente para que possa trazer comodidade e principalmente proteção, que é o conceito principal do abrigo”, conta a aluna do 4º termo, Natalia Castro.

De acordo com a professora, que ministra a disciplina de Teoria e Projeto I, Luiza Sobhie, os estudantes seguiram os processos de acordo com o conceito para a construção da atividade. “O objetivo da ação é aplicar os conceitos e teorias aprendidos durante a disciplina num projeto arquitetônico final”, fala a docente.

Castro conta que seu grupo buscou referências e encontrou ideias feitas de pallet. “O material usado, que foi o pallet, está ligado com o termo adaptação. A grande vantagem deste material é que ele é de fácil uso, sustentável e muito acessível”, completa.

Outra aluna, Thalita Vieira Marques, diz que o projeto do grupo foi pensado com os conceitos de transparência e simplicidade. “A partir disso decidimos usar o bambu pela simplicidade e o plástico pela sua transparência. O abrigo pode ser utilizado por aqueles que desejarem, no entanto, a intenção foi criar uma área coberta para as pessoas em situação de rua”, destaca.

A professora comenta que, “atividades práticas são importantes para que os alunos entendam a necessidade de um projeto completo, bem organizado e representado. Além disso, executar o projeto traz a preocupação com materiais adequados e viáveis para a proposta”.

“Trabalhos práticos nos dão uma ideia do futuro. Além de ajudar no aprendizado, nos dá cada vez mais vontade de aprender sobre Arquitetura e Urbanismo. E de fato, a prática é muito importante para o nosso futuro”, ressalta Castro.