Pós-graduação inova com competição de startups

A partir desse semestre, os Trabalhos de Conclusão de Curso foram substituídos pela criação de startups

06/12/2018

A pós-graduação da Toledo Prudente Centro Universitário está sempre em busca de inovação. Neste semestre, a substituição do Trabalho de Conclusão de Curso pela criação de Startups foi uma delas. Além disso, uma competição de startups ao final, movimentou os cursos de MBA.

Na competição, foram envolvidos 10 grupos formados por alunos dos MBAs em Controladoria e Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial. De acordo com a gestora da pós-graduação, Daysa Andrade, 5 trabalhos foram selecionados para a final, e jurados convidados fizeram a avaliação e escolheram uma ideia vencedora.

“Até então, os MBAs desenvolviam um Trabalho de Conclusão de Curso tradicional. Analisando as tendências do mercado e acreditando no poder transformador da tecnologia, procuramos trazer a criação de startups para a educação”, comenta a gestora.

O aluno do curso de Gestão de Pessoas, Lucas Sporck Trombini, acredita que a criação de startups é uma ideia inovadora. “Foi algo novo tanto para mim, quanto para meus amigos de equipe, quando a gente começou o curso, não tínhamos noção do que seria, mas no decorrer, gostamos muito, acreditamos ser algo inovador que a Toledo Prudente oferece aos alunos e a oportunidade de inovar no TCC”, salienta.

A startup vencedora, DOASANGUE, tem a ideia de, por meio de um aplicativo, desburocratizar o processo de triagem. O aluno do curso de Gestão Empresarial e integrante da equipe, Felipe Gustavo Fernandes, conta qual o objetivo do trabalho. “A startup veio para facilitar o processo. A ideia é fazer a pré-triagem por meio do aplicativo, além disso, que o usuário tenha acesso às informações sobre a doação de sangue”, diz o aluno.

Sobre o concurso, Felipe comenta que “achei bastante interessante essa proposta da Toledo Prudente de substituir o TCC pela criação de uma startup. Ficamos felizes pela conquista, pois trabalhamos bastante para desenvolver uma ideia que fosse interessante”, completa.

“Com a criação das startups, podemos perceber que os alunos desenvolveram projetos que são mais coerentes com o mercado, além disso, ele têm a possibilidade de empreender futuramente. Esta é uma oportunidade de inovar e buscar soluções para a comunidade”, completa a gestora da pós-graduação.