Projeto Melhor Idade

10/03/2003

Tem início nessa terça-feira, dia 11 de março, às 8h30, o Projeto Toledo Aberta à Melhor Idade, que traz para Presidente Prudente uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas acima de 45 anos e que estejam interessadas em atualizar seus conhecimentos e melhorar sua qualidade de vida.
Inspirado numa frase de Antônio Eufrásio de Toledo - "Sejamos eternamente moços", o projeto visa contribuir para a integração social das pessoas acima de 45 anos, oferecendo oportunidades educacionais nas áreas de cultura, saúde, esportes, lazer, cidadania e trabalho.
"Este programa permite a melhoria da qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento das capacidades e potencialidades dessas pessoas", fala Maria Ângela Maltempi, gerontóloga e coordenadora do Toledo Aberta à Melhor Idade.
A aula inaugural terá apresentações de grupos de dança de Presidente Prudente e São Paulo, além da participação da escritora Maria Augusta Christo de Gouvêa.
O corpo docente do curso é formado pelo médico geriatra José Eduardo Soares Pinheiro, pelas assistentes sociais Neli Henriques Caccozzi e Maria Ângela Cabanilha de Souza Maltempi, a professora Andrea Márcia Pennacchi Marcondes, o matemático Oscar Fujita, o professor Fernando César Ferreira, o fisioterapeuta Marco Aurélio Asse de Oliveira e o membro da Associação WONG de Tai-Chi-Chuan Ronaldo Fredinelli, que falarão sobre suas disciplinas na aula inaugural.

Apresentações

Sob a coordenação de Márcia Rosas Dias, o Grupo de Dança Alegria de Viver da Melhor Idade, de Presidente Prudente, apresentará no dia 11 de março, na Toledo/PP, a coreografia "Mudança de Hábito", misturando ritmos como a salsa e o funk. Composto por quinze integrantes, tendo como coreógrafo Leonardo Ferreira, o grupo tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente e acumula títulos de vice bi-campeão do Estado de São Paulo e Campeão Regional.
Outro grupo que participará da aula inaugural é o Grupo Reflexão, de São Paulo, coordenado pelo professor Marco Antonio Chimento. Composto por 90 integrantes, que fazem parte do Psiecologia - Centro de Estudos do Comportamento Humano, 25 deles participarão da apresentação na Toledo/PP.
A escritora Maria Augusta Christo de Gouvêa fará uma palestra sobre seu livro "Vivendo as Perdas sem Danos - Caminhando para uma terceira idade feliz", que enfoca as vivências na terceira idade. Nascida no Rio de Janeiro, foi para Minas Gerais com 7 anos e morou nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Ipatinga, onde reside atualmente. Maria Augusta iniciou sua carreira de escritora com poemas, e se dizia "uma poeta de gaveta". Da primeira turma da Universidade para a Terceira Idade, da PUC de Belo Horizonte, em 1992, participou do livro "No meu tempo era assim ...", uma coletânea de alunos do curso. O livro "Terceira Idade: Ainda Tempo de Semear", também é de sua autoria.

Disciplinas

José Eduardo Soares Pinheiro ministrará a disciplina "Promoção da Saúde"; Neli Henriques Caccozzi - terapeuta de família e especialista pela Escola Paulista de Sociodrama Familiar Sistêmico, ministrará a disciplina "Relacionamento Interpessoal"; Maria Ângela Cabanilha de Souza Maltempi - mestre em Gerontologia pela PUC/SP, ministrará a disciplina "Exercício da Cidadania" e a oficina "Memória e Sociedade"; Andrea Márcia Pennacchi Marcondes - graduada em História pela USP e docente em História Contemporânea no 2º grau, ministrará a disciplina "Atualidades"; Oscar Fujita - matemático, especialista em Informática (Tóquio/Japão) e mestrando em Educação: Novas Tecnologias pela Unesp/PP, ministrará a oficina de "Informática"; Fernando César Ferreira - graduado em Letras pela Unesp/Assis e professor de espanhol do Centro de Estudos de Línguas de Presidente Prudente, ministrará a oficina de "Espanhol"; Marco Aurélio Asse Oliveira - fisioterapeuta pela Unesp/PP, pós-graduando em Fisiologia do Exercício, personal trainer e professor de dança de salão, que ministrará a oficina "Dança de Salão"; e Ronaldo Fredinelli, ministrará a oficina "Lazer e Cultura Corporal - Tai-Chi-Chuan".
As aulas serão realizadas na própria Toledo de Presidente Prudente, às terças e quartas-feiras, das 08h30 às 11h30 (disciplinas regulares), e às quintas-feiras, das 14h00 às 17h00 (oficinas optativas). Com isso, a Toledo pretende constituir-se num espaço de relacionamento entre as gerações através do contato diário dos alunos da Melhor Idade com os demais alunos da faculdade.
O projeto oferecerá também atividades complementares como passeios, excursões e participação em eventos que poderão ocorrer fora do horário das aulas. Venha descobrir o prazer de aprender e de viver, no curso Toledo Aberta à Melhor Idade. Informações pelo telefone (18) 3901-4000, ou no site da Melhor Idade