Aula Inaugural da Melhor Idade

13/03/2003

Presidente Prudente ganhou no último dia 11 de março o Projeto Toledo Aberta à Melhor Idade, que visa contribuir para a integração social das pessoas acima de 45 anos, oferecendo oportunidades educacionais nas áreas de cultura, saúde, esportes, lazer, cidadania e trabalho.
Inspirado numa frase do fundador da Associação Educacional Toledo, Antônio Eufrásio de Toledo - "Sejamos eternamente moços", o projeto visa a melhoria da qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento das capacidades e potencialidades dessas pessoas.
Para Marlene de Toledo Pennacchi, diretora do projeto, é um sonho realizado. Filha de Antônio Eufrásio, ela disse que o Melhor Idade é a continuação do trabalho do pai. A coordenadora do projeto, a assistente social e gerontóloga Maria Ângela Maltempi, disse que esse trabalho, ao mesmo tempo é a realização de um sonho e o desafio de fazer esse sonho acontecer. "Um início que pressupõe responsabilidade, comprometimento, porque as pessoas estão motivadas. E a Toledo/PP assume ainda, um compromisso com a política pública do idoso".
A aula inaugural teve a participação de diretores, professores, alunos e comunidade, com a apresentação dos grupos de dança Reflexão, de São Paulo, e Alegria de Viver da Melhor Idade, de Presidente Prudente, além da participação da escritora Maria Augusta Christo de Gouvêa.
A aluna Maria Amézia de Souza Pires, de 75 anos, estava encantada com a primeira aula. "Significa uma nova vida". De Presidente Venceslau, ela foi recepcionada pela família em sua primeira aula e irá viajar todos os dias para estudar.
Irene Gomes de Souza Silva tem 80 anos e procurou o Projeto Toledo Aberta à Melhor Idade porque quer viver, quer aprender. "Adoro novidade, adoro o canto, adoro o sorriso. Nossa vida é muito importante. Temos que viver e amar, sorrir e perdoar", disse.
Maria Augusta Christo de Gouvêa é autora dos livros "Vivendo as Perdas sem Danos - Caminhando para uma terceira idade feliz" e "Terceira Idade: Ainda é Tempo de Semear". Para ela, participar da aula inaugural do projeto foi a conquista de um sonho, que era ver o idoso caminhando pela sua própria cidadania, pela sua auto-estima. "Eu sou velha, ser velha é destino, mas não estou velha. E foi isso que vi aqui no projeto. As pessoas com vontade de viver".
Composto por quinze integrantes, sob a coordenação de Márcia Rosas Dias e o coreógrafo Leonardo Ferreira, o grupo Alegria de Viver da Melhor Idade, de Prudente, apresentou a coreografia "Mudança de Hábito", misturando ritmos como a salsa e o funk.
O Grupo Reflexão teve a participação de 25 integrantes. Coordenado pelo professor Marco Antonio Chimento, psicólogo e terapeuta corporal, o grupo existe há cerca de 7 anos e a participação de 90 pessoas com idade entre 47 e 89 anos. Para Marco, o grupo representa sua família, sua própria vida. "Pretendo passar por esse mesmo caminho, da forma como os integrantes se encontram, cheios de vida". Segundo Rosa Salermo Rossi, integrante do Reflexão, participar do grupo significa estar novamente pronta para aprender. "Não ter medo de encarar desafios".
Os professores do curso são: o médico geriatra José Eduardo Soares Pinheiro, a assistente social e terapeuta de família Neli Henriques Caccozzi, a gerontóloga Maria Ângela Maltempi, a professora de história Andrea Márcia Pennacchi Marcondes, o matemático Oscar Fujita, o professor de espanhol Fernando César Ferreira, o fisioterapeuta Marco Aurélio Asse Oliveira e o professor de Tai-Chi-Chuan Marco Kurosawa.
As aulas são realizadas na própria Toledo de Presidente Prudente, às terças e quartas-feiras, das 08h30 às 11h30 (disciplinas regulares), e às quintas-feiras, das 14h00 às 17h00 (oficinas optativas).
Clique aqui e confira as fotos.