Jornada de Cinema

17/03/2003

A Jornada de Cinema da Toledo de Presidente Prudente, que seria realizada no dia 15 de março foi transferida para o dia 12 de abril, sábado, às 14h, no Anfiteatro "Dr. José Cupertino D'Arce", com o filme Abril Despedaçado, de Walter Salles Júnior, com Rodrigo Santoro, José Dumont, Flávia Marco Antonio, Luiz Carlos Vasconcelos e Ravi Ramos Lacerda.
A história acontece em abril de 1910. Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho (Rodrigo Santoro), filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai (José Dumont) a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra. Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacú (Ravi Ramos Lacerda), Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante (Flávia Marco Antonio e Luiz Carlos Vasconcelos) cruzam o seu caminho...
O filme Abril Despedaçado recebeu a indicação de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro e do Bafta ( Britsh Academy of Film and Televisio Arts), além de ter sido eleito um dos melhores filmes do ano pela National Board of Review e vencedor do prêmio Leoncino D'Oro - do Público Jovem do Festival de Veneza.
As vagas estão reservadas para aqueles que já fizeram suas inscrições junto ao NEPE.