Compromisso e responsabilidade

21/03/2003

Regiane Vagula Ferreira, formada em Serviço Social no ano passado, assumiu a coordenadoria da Assistência Social do Município de Martinópolis, onde estagiou na época da faculdade.
"O meu relacionamento com a minha supervisora sempre foi de auxílio e confiança, num enfrentamento da realidade social. Ela apostou em mim. Acredito que este seja um dos segredos do sucesso do estagiário: ter um supervisor que, faça-o se sentir seguro em suas ações e intervenções. Ser um estagiário compromissado e responsável".
Com o estágio em prefeitura, Regiane afirma que foi possível adquirir muita experiência, "pois é possível atuar em vários segmentos e ter contato com crianças, adolescentes, famílias, idosos, portadores de necessidades especiais, migrantes, população de rua, enfim, toda demanda municipal que cabe à Assistência Social".
Segundo a ex-aluna, a formação acadêmica no processo de ensino/aprendizagem, em conjunto com o estágio, constitui uma teia de relações permanentes e complexas no processo de formação profissional que envolve alunos, professores e assistentes sociais de campo, exigindo de todos grande dedicação, consciência teórica aplicada e, acima de tudo, compromisso ético.
"O estágio supervisionado que fiz era espaço de síntese e re-significação do que havia aprendido, o que, aos poucos, a cada dia, fazia com que me sentisse uma profissional diante de uma realidade social em constante mudança. Acredito que o que me levou a ser convidada a assumir a coordenação foi o resultado do meu esforço, responsabilidade e compromisso".
Regiane iniciou o estágio no segundo ano de faculdade, após prestar serviço como voluntária em um projeto da Prefeitura de Martinópolis, sob a coordenação da assistência social, que atendia crianças e adolescentes. "Sabendo da necessidade de pessoal, me dirigi ao Departamento Municipal de Assistência Social - DMAS, para requerer o estágio. Após alguns meses, houve um processo seletivo para concorrer a bolsa estágio, que acabei conseguindo. Acredito que devemos ser ousados o bastante em busca do saber, pois este nos conduze ao fazer acontecer". Para a ex-aluna, a busca é por mudanças que visem ao bem-estar social por meio da garantia dos direitos sociais.