Avaliação de Projetos Sociais

24/03/2003

Estão abertas as inscrições para os cursos de Extensão em Avaliação de Projetos Sociais e Desenvolvimento de Avaliação de Projetos Sociais, que serão realizados de 31 de março a 28 de abril e de 05 a 26 de maio, na Toledo de Presidente Prudente.
O curso "Avaliação de Projetos Sociais" abordará a dimensão constituinte e constitutiva da gestão social democrática, visando transcender a visão conservadora e meramente instrumental-pragmática da avaliação em políticas sociais.
O curso "Desenvolvimento de Avaliação de Projetos Sociais", exercitará o conteúdo teórico já abordado no primeiro curso, para possibilitar a implementação de um processo avaliativo em um projeto social real escolhido pelos participantes.
Voltado para profissionais atuantes na gestão direta e indireta de projetos sociais, gestores de políticas sociais e demais interessados no tema, envolvidos nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia, os cursos têm como objetivo instrumentalizar profissionais que atuam com projetos sociais, discutir a avaliação em projetos sociais e exercitar um desenho básico para avaliação de projetos, segundo a coordenadora dos cursos, Valderes Maria Romera Bonadio, mestranda em Políticas Sociais e Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, e coordenadora do curso de Serviço Social da Toledo/PP.
"No âmbito das políticas sociais, os modernos processos de gestão social exigem, hoje, que se volte para resultados e impactos sociais. Não basta mais planejar e implementar ações, é preciso discutir os produtos e as mudanças efetivas que estas ações estão efetivando na realidade social. Toda Política Social, no marco de uma gestão democrática, deve atingir o máximo de eficiência e efetividade e a avaliação da política e/ou dos serviços desta é a forma de se conhecer e criar indicadores que possam referenciar a ação dessas políticas", diz Valderes.
Cada curso oferecido tem uma carga horária de 16 horas. O curso "Avaliação de Projetos Sociais", dias 31 de março e 07, 14 e 28 de abril, das 19h às 22h30. O curso "Desenvolvimento de Avaliação de Projetos Sociais" será realizado dias 05, 12, 19 e 26 de maio, das 19h às 22h30.
Os cursos serão ministrados às segundas-feiras. Informações no Centro de Pós-Graduação da Toledo/PP, telefone (18) 39014005.