imagem

 

SOBRE O PROGRAMA

A Toledo Prudente Centro Universitário selecionará 4 alunos (2 do Curso de Direito e 2 para os demais cursos) para o Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades – Edição 2018.

Os alunos selecionados receberão uma bolsa no valor total e em parcela única de R$11.674,50 – equivalente a € 3.000,00 (Três mil Euros) – para despesas com viagem, estadia e alimentação. São 274 universidades estrangeiras participantes do programa situadas na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Os bolsistas selecionados tomarão as providências necessárias para efetivação do intercâmbio, tais como contatos com a universidade estrangeira e matrícula, e arcarão com as despesas do curso escolhido para intercâmbio de 1 semestre. Os interessados também deverão estar matriculados na Toledo Prudente durante o semestre em que estiverem fora do país. Os alunos serão responsáveis ainda pelas providências e custos com vistos, documentação de ingresso no país estrangeiro, seguro saúde, valores e taxas que excederem a bolsa, dentre outros.

 

REQUISITOS DO CANDIDATO

Para participar do Programa Bolsas Ibero-Americanas, o candidato deverá:

a) ler e aceitar ao que dispõe os PRINCÍPIOS GERAIS DOS PROGRAMAS DE BOLSAS DO SANTANDER UNIVERSIDADE bem como seu ANEXO I - PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANIAS - Edição 2018; 

b) ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil (Lei nº 10.406/2002)

c) ser residente e domiciliado em território nacional brasileiro e maior de 18 anos;

d) não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander;

e) estar regularmente matriculado durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também matriculado durante todo o período de realização do Programa.

f) cumprir os critérios de elegibilidade, condições e procedimentos estabelecidos pela Toledo Prudente para o correspondente processo de seleção nos termos do Art. 9º deste Edital.

g) Apresentar conta corrente ativa no Banco Santander em que tenha realizado ou autorizado transações como saque, depósito, pagamento de contas, TED nos últimos 89 (oitenta e nove) dias e/ou tenha investimentos (poupança, CDB e Fundos de Investimentos) ou empréstimos (Crédito Pessoal/CDC) vinculados na conta;

h) assinatura obrigatória e prévia a sua viagem do competente “Termo de Adesão” e concordância às disposições constantes no presente documento “Princípios Gerais dos Programas de Bolsas Santander Universidades, declarando que preenche todos os requisitos específicos estabelecidos.

 

Além disso, o aluno contemplado com a bolsa deverá publicar - até a conclusão do semestre imediatamente subsequente ao seu retorno - um artigo de caráter técnico-científico em Congresso ou Periódico.

A temática do artigo deverá, obrigatoriamente, envolver conteúdo de disciplina cursada ou resultado obtido em grupos de pesquisa ou estágios desenvolvidos na Instituição de destino.

Para a publicação deverá o aluno ater-se as normas da ABNT, bem como as regras específicas do congresso ou periódico em seus manuais de normalização.

Para comprovar a publicação o aluno deverá apresentar na Coordenação de Internacionalização, pelo menos, a carta de aceite do artigo, que valerá até a publicação definitiva.

 

INSCRIÇÃO

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por do Aplicativo do Santander Universitário oi por meio do site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.

O prazo para as inscrições é até 12 de setembro de 2018 às 23h59.

Até o dia 13 de junho de 2017, os candidatos deverão apresentar no NEPE uma relação de até 03 instituições de ensino estrangeiras de seu interesse, constando os seguintes dados:

os candidatos deverão apresentar, na Coordenadoria de Internacionalização, localizada no Escritório de Apoio Acadêmico, entre 13 e 20 de setembro de 2018:

a) Relação de até 03 (três) instituições de ensino estrangeiras conveniadas ao Programa Ibero Americanas, constantes da relação disponível no endereço eletrônico do Santander, fazendo constar Nome da Instituição, País e Cidade, Curso no qual pretende se matricular e, se disponível, a matriz curricular do curso;

b) Cópia da ficha de inscrição do site Santander;

c) Boletim Escolar contendo as notas dos semestres letivos cursados até a inscrição;

d) Vídeo – Projeto “Eu, Toledo Prudente, Santander Ibero-Americanas”

e) Mini Currículo documentado contendo apenas:

i. produções intelectuais (artigos científicos, projetos, produções técnicas, etc.);

ii. participação em eventos, visitas técnicas e congêneres promovidos pela Toledo Prudente ou mediante parceria ou não, desde que afim com o curso matriculado.

iii. para os candidatos alunos de direito, a participação em grupos de estudo e/ou grupos de iniciação científica e/ou comprovação de participação como extensionista em Projetos de Extensão.

iv. para os demais candidatos, a participação como extensionistas em Projetos de Extensão.

Para os candidatos alunos do curso de Direito, servirão como critério de desempate a participação em pelo menos 50% dos encontros dos Grupos de Estudos/Iniciação Científica ou a participação como extensionistas em Projeto de Extensão. 

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos alunos inscritos no site do Santander e que tenham entregue a documentação na secretaria do Escritório de Apoio Acadêmico, para fim de indicação ao Programa do Santander Ibero-Americana, se dará por meio dos critérios contidos no quadro abaixo:

Item a ser avaliado

 

Pontuação máxima

1 - Desempenho acadêmico escolar do(a) candidato(a) – boletim/histórico;

0 a 10 – resultante da média ponderada dos semestres letivos cursados até o momento da inscrição.

10

2 - Número de Produções Intelectuais (artigos científicos, projetos, produções técnicas, etc.)

5 pontos limitados a quatro Produções

20

3 - Participações em eventos (Palestras, Simpósios, Congressos etc.), visitas técnicas, e congêneres, promovidos pela Toledo Prudente ou mediante parceria com esta, ou não.

2 pontos limitados a cinco eventos

10

4 – Projeto “Eu, Toledo Prudente, Santander Ibero-Americanas”

5 pontos pela entrega do vídeo

0-15 quantidade de curtidas

(ver Art. 16)

20

5- Avaliação do Coordenador

0-40

40

 

Total

100

 

Na Edição 2018, há uma novidade no Processo Seletivo. O candidato poderá somar pontos para sua aprovação com a participação do Projeto Eu, Toledo Prudente, Santander Ibero-americana. O candidato deverá criar e enviar vídeo entre 30 e 60 segundos em que deverá responder as seguintes perguntas:

  1. Por que devo ser selecionado para a Bolsa Santander Ibero-americana?
  2. Qual será a contribuição do intercâmbio para minha formação?
  3. O quanto pretendo aproveitar o período de intercâmbio?

O candidato que entregar o vídeo de 30 a 60 segundos receberá 5 pontos pela entrega. A pontuação restante decorrerá do número de curtidas do vídeo entregue e que será disponibilizado para votação na Fanpage especialmente criada para esta finalidade na página oficial da Toledo Prudente no Facebook.

 

CRONOGRAMA – BOLSA SANTANDER 2018

INSCRIÇÕES NO SANTANDER

(Aplicativo Santander Universitário ou endereço eletrônico www.santanderuniversidades.com.br/bolsas)

Até: 12/09/2018 às 23h59

ENTREGA DE DOCUMENTOS – art. 10

Coordenação Internacionalização

(no Escritório de Apoio Acadêmico – EAA).

De 13/09/18 e 14/09/18

PROJETO EU, TOLEDO PRUDENTE, SANTADER IBERO-AMERICANAS – VOTAÇÃO DO VÍDEO NO FACEBOOK

17/09/18 a 26/09/18

ENTREVISTAS TOLEDO PRUDENTE e SELEÇÃO

De 24/09/18 a 28/09/18

RESULTADO – seleção interna

1/10/2018

TERMO DE INDICAÇÃO Envio online (upload)

Até 11/10/18

DATA LIMITE PARA APROVAÇÃO DO TERMO DE INDICAÇÃO

23/10/18

TERMO DE ADESÃO Envio online (upload)

Até 26/10/18

DATA LIMITE PARA APROVAÇÃO DO TERMO DE ADESÃO

06/11/18

PAGAMENTO AOS BOLSISTAS

NOVEMBRO 2018