A temática de Direitos Humanos sempre recebeu destaque na Toledo Prudente, influenciando o desenvolvimento de atividades no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão da instituição. O objetivo da Toledo Prudente é a formação humanista de seus alunos. Há a preocupação de inserção na sociedade de um cidadão completo, excelente profissional, mas também um agente transformador, ciente de seus direitos e deveres.

 

- No ensino: Os Direitos Humanos, incluída as questões ambientais e étnico-raciais, são tratados de forma transversal e interdisciplinar nos componentes curriculares dos cursos da Toledo Prudente. Busca-se, além de fornecer conhecimento sobre o assunto, conscientizar para o respeito e a promoção desses direitos.

 

- Na pesquisa: Durante toda a formação acadêmica, os alunos são orientados e estimulados a estudar e pesquisar assuntos relevantes e atuais envolvendo a temática de Direitos Humanos. A instituição disponibiliza grupos de iniciação científica e grupos de estudos voltados ao tema, resultando em produção de monografias e artigos científicos, publicados em revistas e eventos científicos, como o ETIC – Encontro Toledo de Iniciação Científica, realizado todos os anos.

 

- Na extensão: A Toledo Prudente tem como missão a formação de alunos críticos e conscientes, preocupados com a sociedade onde vivem. O objetivo da extensão, por meio de várias atividades oferecidas (projetos, jornadas de cinema, debates, palestras, cursos e ações comunitárias), é oferecer conhecimento e colocar o aluno em contato com a sociedade. O diálogo possibilita ao aluno integrar seu saber ao da comunidade, possibilitando o enriquecimento de ambas as partes; as experiências vividas lhe permitirão alterar sua forma de analisar a questão em debate. Já a comunidade será contemplada com o conhecimento cultivado no ambiente acadêmico. São exemplos de projetos de extensão desenvolvidos pela instituição: E-Lixo, Concretizando Direitos, Coleta de Preços e Índice de Preços Toledo, Apoio ao CREAS e ao Cadastro Único (Bolsa Família) e Planos de Mobilidade Urbana. 

 

- Na gestão: A gestão institucional baseia-se no respeito aos Direitos Humanos, adotando procedimentos democráticos e participativos na tomada de decisões. Há transparência e publicidade dos atos praticados, permitindo a manifestação dos interessados. Além disso, possui procedimento administrativo próprio para analisar e coibir atos discriminatórios ou atentatórios aos Direitos Humanos no ambiente acadêmico. 

 

 Clique aqui e saiba mais.