A atuação do NAAC, em nível de ensino, pesquisa e extensão, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral a respeito da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. O profissional formado na Toledo Prudente deve ter domínio técnico aliado à formação cidadã, contribuindo, assim, para uma sociedade inclusiva.

- No ensino: A acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência são temáticas tratadas de maneira transversal nas disciplinas ministradas nos cursos da Toledo Prudente, sempre com a finalidade de informar e conscientizar os alunos.

- Na pesquisa: A atividade de pesquisa faz parte do cotidiano da Toledo Prudente. Durante toda a formação acadêmica, principalmente por meio dos grupos de iniciação científica e dos grupos de estudos, os alunos são estimulados a desenvolver a postura investigativa, tendo como objeto temas relevantes, dentre os quais aqueles envolvendo as pessoas com deficiência e o Transtorno do Espectro Autista. O resultado é a produção de monografias e artigos científicos, publicados em revistas e eventos científicos, como o ETIC – Encontro Toledo de Iniciação Científica, realizado todos os anos.

- Na extensão: Várias atividades de extensão (jornadas de cinema, debates, palestras, cursos e ações comunitárias) são oferecidas aos alunos da Toledo Prudente, estimulando a reflexão e o debate sobre acessibilidade e inclusão. Os projetos de extensão, colocando o aluno em contato com a comunidade, estimulam a troca de conhecimentos. Como exemplo, em 2015 a Toledo Prudente realizou uma parceria com a Prefeitura de Martinópolis – SP para a seleção de alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade. No ano de 2016 a parceria foi realizada com a cidade de Teodoro Sampaio.

Clique aqui para informações 2016

Clique aqui para informações 2017