Dúvidas Frequentes

 

Quem deve apresentar projeto ao CEP?

Todo projeto de pesquisa da Toledo Prudente que envolva seres humanos deverá ser submetido à apreciação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

O que é pesquisa com seres humanos?

Considera-se pesquisa com seres humanos toda atividade de investigação, de qualquer nível (iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia, etc.) que inclua coleta de dados com seres humanos, por meio de entrevistas, questionários, grupos focais, prontuários, entre outros procedimentos metodológicos. A exigência não se aplica a pesquisas bibliográficas, documentais, jurisprudenciais ou pesquisas experimentais em tecnologias e materiais.

 

Quando o projeto deve ser apresentado ao CEP?

O pesquisador deverá observar o calendário de reuniões do CEP (veja aqui), enviando o projeto e sua documentação com antecedência mínima de 30 dias à data da reunião em que o protocolo deverá ser analisado. Quando for cursar Monografia I, observe o calendário divulgado no semestre anterior.

 

Qual a documentação exigida?

- Projeto de Pesquisa

- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou justificativa de dispensa.

- Folha de Rosto

Veja os modelos em Documentos Necessários.

 

Onde devo entregar a documentação?

Todo processo deve necessariamente ser encaminhado por meio da Plataforma Brasil (http://www.saude.gov.br/plataformabrasil). O CEP não receberá documentos em papel.