A importância do tutor na EAD

05 | 08 | 2020
Ana Virginia Isiano Lima

Caminhando pelas ruas, provavelmente você jáobservou locais oferecendo cursos na modalidade a distância, a conhecida EAD(Educação a Distância). Diante de uma realidade em que as pessoas trabalhamcada vez mais e tem rotinas menos estruturadas, a EAD tem crescido eviabilizado o acesso a um diploma de ensino superior e, quando é uma educaçãode qualidade, proporcionado novas e melhores oportunidades no mercado detrabalho.

Ao falar de qualidade na EAD, são diversos ospontos que merecem atenção, entre eles, a credibilidade da instituição e a suainfraestrutura, o corpo docente, a proposta do curso e um profissional queacompanha o estudante em todo o seu percurso no curso: o tutor.

Há instituições que concebem o tutor como umprofissional de caráter técnico, que está disponível apenas para solucionardúvidas relacionadas ao ambiente virtual de aprendizagem e para tarefasburocráticas, precisando atender centenas de estudantes, fazendo com que sesintam sozinhos no curso e, muitas vezes, desistam.

Porém, é necessário compreender o tutor comoo principal elo entre os estudantes e a proposta pedagógica do curso. Esseprofissional deve atuar no acompanhamento pedagógico dos estudantes,oferecendo-lhes caminhos para que a aprendizagem seja possível e feedbacks formativos que possibilitem areflexão e a construção de novos conhecimentos.

O tutor, que atua com base nessa perspectiva,considera e valoriza as diferenças existentes entre os estudantes, e, diantedisso, desenvolve ações articuladas que possibilitam a permanência e aaprendizagem de todos. Nesse cenário, a interação é constante, e o estudante sesente acompanhado, valorizado e pertencente à instituição.

Para atuar, além de formação adequada para assuas atribuições e habilidades que envolvem a tutoria, é essencial que esseprofissional, assim como todos os outros, tenha competências humanas, como aempatia e o respeito.

Por isso, ao escolher um curso a distância, épreciso atenção aos valores e a estrutura da instituição, bem como a equipe queacompanhará os estudantes nos seus estudos.

opinião.