O curso superior de Direito nunca perdeo seu relevo no cenário nacional. Seja por proporcionar uma qualificaçãodiferenciada àquela pessoa que se dedica nessa formação, seja em virtude donotório leque de oportunidades profissionais e acadêmicas geradas a partir dobacharelado.
A dúvida de muitas pessoas em qual cursosuperior ingressar, especialmente dos jovens recém-formados no ensino médio, étambém sentimento fomentador para a escolha do curso de Direito. Porém, nãoraras as vezes estará presente um dos fatores cruciais anteriormente apontados,ainda que implicitamente na vontade dos familiares que incentivam a opção ouaté mesmo do próprio futuro aluno. Decerto, recomenda-se cursar a faculdade deDireito em uma instituição de ensino estruturada e reconhecida pelo MEC.
Sua vertente em humanas, remete o tatoinevitável com pessoas e a partir disso para com seus direitos que se encontramarraigados em sua esfera de interesses. Aquele que se dedica 5 anos,aparentemente longos (mas nem tanto) depara-se com uma diversidade de carreirasa serem seguidas. A advocacia é uma delas. Indispensável à administração dajustiça, trata-se de uma atividade encantadora, na qual aquele que sempre quisajudar pessoas, realizar-se-á.
Os concursos públicos são igualmente umaótima escolha. Sobretudo aqueles direcionados a cargos de relevância como juiz,promotor, defensor público, dentre outros. Agraciados pela garantia daestabilidade, permitindo um planejamento profissional e de vida.
Por fim, não menos importante, tem-se acarreira acadêmica, em que as pesquisas sobre diversos assuntos se tornam cadavez mais interessantes e importantes para a evolução da ciência jurídica comoum todo. Acobertando a iniciação cientifica e docência, culminando nastitulações de especialista, mestre, doutor e pós-doutor.
De fato, o direito é encantador, nãosomente por estar sempre em ascensão no mercado, proporcionar bons salários eprestígio, mas, principalmente por modificar vidas para melhor, em especialdaqueles que se dedicam a seguir no mundo jurídico.