O novo normal e os novos desafios para a gestão

02 | 12 | 2020
Cintia Evangelista
Cintia Evangelista

Atualmente, muitas empresastêm se dedicado a gerenciar os impactos causados pela Covid-19 e é nestecontexto que o novo normal se insere nas organizações e apresenta novosdesafios para a gestão.  Dentre asconsequências, podemos destacar a consolidação de novos modelos de negócios,novos espaços de trabalho, novas práticas de liderança, novos hábitos deconsumo e a necessidade de repensar práticas de gestão que não fazem maissentido.

Antes de implementar novaspráticas de gestão é importante diagnosticar qual a situação da empresa, identificaros impactos da pandemia e avaliar quais práticas funcionam e quais deixaram deser eficazes. Após este processo é possível pensar em modelos de gestãoadequados às atuais necessidades de cada negócio.

Os desafios para agestão não estão apenas articulados à crise gerada pela pandemia, mas serelacionam com as características do mundo que vivemos, denominado por muitosautores como mundo VUCA, retratado pela velocidade em que as mudanças acontecem;incerto pela quantidade de dados e informações que transitam nas organizações;  complexo pela quantidade de informações queprecisam ser analisadas diariamente e ambíguo, já que nos deparamos comdiversas possibilidades na tomada de decisões, por isso, as escolhas devem serfeitas de forma consciente.

Este contexto associadoà pandemia traz a necessidade de mudanças na concepção da gestão acompanhada dopensamento ágil.

O pensamento ágil nagestão nas empresas requer uma valorização na relação das pessoas dentro e foradas organizações. A implementação de tecnologias que possibilitem tornar algunsprocessos mais eficientes e foco no cliente, por isso, é necessário manter-sepróximo e responder de forma ágil às mudanças no ambiente de negócios.

É importante lembrarque neste novo normal a tecnologia tem possibilitado que as empresas respondamde forma rápida às necessidades do mercado, mas, as relações continuam sendohumanizadas, por isso, o foco no cliente e ter uma rede apoio para oscolaboradores são muito importantes para garantir a qualidade nas relações. 

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