Gerir pessoas é um grande desafio, afinal são seres humanos, cada qual com suas complexidades e especificidades. A organização pode ter a melhor estrutura física, tecnológica, os melhores equipamentos, se não investir no desenvolvimento das pessoas não terá sucesso.
As pessoas são o coração de qualquer negócio. É o cliente interno, o bem mais precioso de uma empresa. O desafio da gestão de equipes está em ter que entender as subjetividades dos colaboradores, compreendendo suas necessidades e agindo de forma a aliá-las aos objetivos do negócio.
Elencarei os 03 maiores desafios e como podemos melhorar os problemas das organizações:
1. Pouca autonomia e proatividade
O líder precisa dar autonomia, delegar tarefas e monitorar os resultados. Fazer com que os profissionais da equipe deixem de ser dependentes e tenham mais autonomia é desafiador, porém o resultado é compensador: o aumento da proatividade acontecerá. Uma cultura de avaliação e feedback constantes, geram impactos significativos na proatividade.
2. Falta de comunicação
Quanto maior a empresa, mais difícil ficará a comunicação. Hoje ela é um dos maiores desafios. Precisamos de estratégias para manter o bom funcionamento da empresa.
Para que esse aspecto possa ser melhorado, o líder deve atuar cada vez mais no engajamento do time, sensibilizando-os da importância de serem transparentes e comunicarem suas dúvidas e preocupações.
3. Resistência a uma cultura de inovação
Adaptabilidade essa é uma das competências mais requeridas. A equipe precisa estar aberta as mudanças e aos desafios da inovação. O líder deve ser um articulador os interesses da empresa com a qualidade da rotina de trabalho de sua equipe.
Uma frase da Minouche SHakif que gosto muito para pensarmos a gestão de equipes ou crises: “Momentos de crise também são momentos de oportunidade. Algumas crises resultam em decisões que mudam a sociedade para melhor”. Faça com que os desafios com sua equipe resultem em grandes mudanças.