Woody genocida e as marcas chatas

25 | 11 | 2020
Leonardo Lepre
Leonardo Lepre

Esse é um texto sobre pessoas, marcas eposicionamento. Uma tentativa de alcançar uma luz no final deste túnel degelatina, (nada contra a gelatina), apenas uma alusão a fala dos gastrônomos:“Falta textura, falta sabor, falta acidez!”.

 

Quando pensamos em marcas pensamos empessoas. É na mente delas que as marcas se constituem e florescem. E como está esseterreno hoje? Vamos relembrar um fato recente:

 

Você deve conhecer o Woody. Personagemde um clássico infantil: Toy Story. Recentemente esse personagem ganhoucaracterísticas monstruosas: genocida, perigoso e ofensivo. Isso tudo por serum cowboy e no passado eles não terem sido legais com o indígenas norte-americanos,tornando-o, então, um assassino por descendência.

 

Segundo o The Daily Wire até Tom Hanks(dublador do personagem) teria twittado um pedido de desculpas por ter cedidosua voz para o cowboy no filme.

 

O único detalhe é que o artigo era umasátira. Texto que foi compartilhado, printado, repostado como verdade e comdefesas do “posicionamento” do artigo satírico original, quase um movimentogelatinoso.

 

No mesmo sentido muitas marcas estão caminhando,sem foco, embotadas, tipo gelatina, daquelascoloridas, mas sem o leite condensado. Exatamente como as pessoas quecompartilharam o The Daily Wire, seguindo um movimento que não existe, em buscade um significado que não está disponível.

 

Existe um remédio, para as marcas, sim!

 

A propaganda e as marcas não estãochatas por falta de criatividade (somos cada vez mais criativos, acredito quenunca criamos tanto, nunca produzimos tanto conteúdo), mas a chatice tem origemna falta de posicionamento, ficam pulando de onda em onda em busca porsignificado.

 

Posicionar é escolher algo pelo quelutar, escolher de que lado ficar, (só não vale a parte de cima do muro, lá é olugar das marcas chatas, gelatinosas e sem graça).

 

Para melhorar nossa compreensão,podemos dizer que o posicionamento é um ponto onde se juntam os círculos em umdiagrama de Venn considerando três aspectos:

 

1- Fazer algo que sua marca é boa emfazer

2- Tornar a vida das pessoas melhoresem alguma coisa

3- Sentir-se admirado por isso

 

Esse ponto é considerado a razão deexistir da sua marca. Compreenderno que sua marca é boa, como você muda a vida das pessoas e pelo o que vocêpode ser admirado vai te ajudar a encontrar o posicionamento da sua marca,ajudando a livrar o mundo de mais uma marca chata!

opinião.