A Toledo Prudente apresenta mais uma novidade!
A Pós-graduação da Toledo Prudente ofertará o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local.
O programa é destinado à profissionais de todas as áreas do conhecimento, em busca de qualificação e inovação.
O Mestrado será ofertado em parceria com a UNISUAM, importante instituição, localizada no Rio de Janeiro. As aulas acontecerão aos finais de semana, com encontros mensais.

SOBRE O CURSO

O curso de MESTRADO Profissional em Desenvolvimento Local é para você que deseja empreender, modernizar processos produtivos empresarial ou atuar em segmentos da sociedade em que haja demanda para o uso da inovação como forma de desenvolvimento sustentável.

Os Mestres em Desenvolvimento Local estarão habilitados a promover mudanças que visam a geração de renda com base no desenvolvimento sustentável e na aplicação de conhecimentos técnicos e tecnológicos para a solução de problemas de média e alta complexidade, contribuindo para a redução das desigualdades e melhoria das condições de vida da população.

O objetivo geral do Programa de Desenvolvimento Local é formar agentes capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, o associativismo e as competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos daí resultantes.

O Mestrado em Desenvolvimento Local da Toledo Prudente, em parceria com a UNISUAM, possui o processo seletivo composto por por uma prova escrita de conhecimentos específicos; uma prova de idioma (Inglês ou Espanhol) e entrevista, que serão realizadas de forma online. A inscrição pode ser feita por profissionais graduados de todas as áreas do conhecimento


Como funciona o modelo híbrido:
Seguindo uma tendência da educação, a modalidade híbrida, une o ensino tradicional presencial em sala de aula, com o ensino online, que utiliza as tecnologias digitais para promover a aprendizagem através de aulas ao vivo, com interação entre professores e alunos.

Nova Turma:
Fevereiro / 2022 (duração de 2 anos)
Horário das aulas:
Encontros mensais
Sexta: 09h00 às 21h00
Sábado: 09h00 às 21h00
Domingo: 09h00 às 13h00
Público alvo:
O Mestrado em Desenvolvimento Local oferece vagas aos portadores de diploma de curso superior, outorgado por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC)
Turmas:
15 alunos

Profª PATRICIA MARIA DUSEK

Coordenadora Acadêmica

Pós Doutora pela Universitá di Pisa. Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (Gama Filho). Mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, onde também obteve o título de graduação na mesma área. Especialista em Direito pela EMERJ. Parecerista ad hoc de Revistas Científicas. Articulista, palestrante e conferencista bilíngue em eventos nacionais e internacionais. Coordenou o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (Escritório Modelo - área Cível). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM, onde também leciona para o Curso de Direito.
E-mail: desenvolvimentolocal@unisuam.edu.br

Profª DAYSA ANDRADE OLIVEIRA

Coordenadora Local

Doutora em Administração e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Administração e Turismo. Possui experiência na gestão educacional e na docência em graduação e em pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Atualmente atua como Gestora e Professora nos cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" e graduação da TOLEDO PRUDENTE Centro Universitário.
E-mail: daysa.andrade@toledoprudente.edu.br


ESTADO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Compreender a relação entre o Estado e a Sociedade para o desenvolvimento sustentável é essencial para da Sociedade e, para tal, deve-se considerar todas as dimensões do assentamento humano em um determinado ambiente para que o arranjo social e econômico que nele se constitua seja justo, equilibrado e duradouro, destacando os seguintes aspectos: econômico, social, político, cultural, ético, ambiental, pedagógico, metodológico, de gênero e territorial.

Para além de um Estado de Direito, trabalhamos com a ideia de Estado Social de Direito, sistema jurídico que viabiliza a proteção de direitos e garantias individuais, como também garante o acesso a todos a direitos como saúde, educação, habitação, meio ambiente saudável, entre outros, como direitos de todo cidadão.

As ações do Estado são definidas por leis ou por atos de governo, que visam às execuções de atos de interesse público e que se realizam pela administração pública. Por isso, a linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento estuda a relação entre o Estado e Sociedade e o seu papel para o desenvolvimento local.


CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS

O estudo dos sistemas produtivos, incluindo aspectos relacionados ao cooperativismo e associativismo, e a capacidade de identificar potenciais produtivos, ainda latentes, nos territórios, comunidades e/ou localidades é o elemento norteador da linha de pesquisa Cadeias Produtivas Sustentáveis.Esta linha concentra estudos no desenvolvimento de soluções práticas para problemas socioambientais, visando o desenvolvimento local. Para tal, fará uso de pesquisas no âmbito das cadeias produtivas, que pode ser conceituada a partir de um processo que envolve todas as etapas da produção de um bem ou serviço, desde o planejamento e o design até a 9sua entrega ao consumidor e a sua relação entre as diferentes áreas de produção. Sistemas produtivos sustentáveis são aqueles em que, durante todo o processo, há sempre uma preocupação com o meio ambiente, com vistas a mitigar o impacto de cada ação.

Há intervenção de diferentes formas, desde as mais singelas, como a diminuição dos custos de produção, até a criação de valor de produtos ou subprodutos existentes e não valorizados, além de potenciais adormecidos, com o emprego de tecnologias limpas.


GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Entender e aprimorar os processos de gestão de inovação e conhecimento para ampliar e apoiar o empreendedorismo local sustentável é de grande relevância para uma estratégia proativa de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Quando nos referimos à inovação, devemos compreendê-la como um processo amplo, que acrescenta valor à atividade humana, incluindo aspectos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como marketing. Com isso em vista, a Gestão da Inovação e Empreendedorismo estuda a relação direta entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local. Compreende-se que o desenvolvimento econômico local está associado às inovações geradas por diferentes empreendedores, como empreendedor individual, cooperado, corporativo etc.


Nome Google Scholar Citation ORCID Research Gate
Gustavo Monnerat Cahli acessar acessar acessar
Katia Eliane S. Avelar acessar acessar acessar
Maria Geralda de Miranda acessar acessar acessar
Patricia Maria Dusek acessar acessar acessar
Eduardo Winter acessar acessar acessar
Patricia Vigário acessar acessar acessar
Arthur de Sá Ferreira acessar acessar acessar
Andrea Borges de Souza Cruz acessar acessar acessar
André Luis Azevedo Guedes acessar acessar acessar
Carlos Alberto Figueiredo da Silva acessar acessar acessar
Everton Rangel Bispo acessar acessar acessar
Lúcio Fábio Cassiano Nascimento acessar acessar acessar

TENHO INTERESSE