Pesquisa de tendência de mercado é tema de produção de vídeo em Marketing e Publicidade

30 | 06 | 2021
Mariane Peres
Mariane Peres

Essenciais
para empresas, indústrias e serviços, os profissionais da área de Marketing e Publicidade são cada vez mais requisitados devido às suas competências em
gerenciamento de negócios e antecipação das necessidades dos clientes, podendo
satisfazê-las de forma mais segura e lucrativa. Para isso, eles estabelecem
estudos sobre tendências de mercado e demanda de consumidores, por exemplo.
Atenta a isso, a Toledo Prudente estimula, já no início da graduação, os alunos
do curso Marketing e Publicidade a desenvolverem, na prática, habilidades e
competências profissionais por meio da matriz curricular.  



Entre
as disciplinas práticas do curso do Centro Universitário, está a de Estudos do
Futuro, que atua com conhecimentos prévios para nortear as empresas a garantir
sucesso em suas criações e vendas. Conforme explica o professor, Leonardo
Lepre, por meio desta disciplina, “os alunos são desafiados a aplicaram três
técnicas: Futures Wheels, Causal Layered Analysis (CLA) e Scenario Planning”.

 

A Futures Wheels é uma ferramenta que possibilita analisar e
explorar os efeitos de tendências e eventos num determinado contexto, além de
estruturar os possíveis impactos organizacionais. 
Já a Causal Layered Analysis (CLA) é a técnica usada em
planejamento estratégico e futurologia, para moldar o futuro dos negócios de
forma mais eficaz
. Somado a esses métodos, está o Scenario Planning, que
permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro, onde fatores que podem impulsionar o negócio são identificados, esperando-se obter um avanço perante
um cenário competitivo.

“O
foco estabelecido a eles foi a busca das tendências no mercado de alimentação.
Após as pesquisas, os alunos fizeram um relatório em formato de vídeo”,
ressalta Lepre.
 

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A
aluna Allana Di Fellice conta que o trabalho, realizado por todos os alunos do
3º termo de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente, foi baseado no estudo
da economia local. “Dentro desse tema trabalhamos,
inicialmente, com o olhar referente ao passado e presente. Então, por meio de
ferramentas e estudos, traçamos tendências que irão impactar o ramo alimentício
nos próximos anos”, aponta. 

 

Por
meio das análises, o grupo de alunos passou a repercutir todo o mercado
alimentício regional, abordando, inclusive, dietas veganas e vegetarianas,
reeducação alimentar, serviços de delivery, consumo indulgente, fast food e
industrializados. “Percorremos o ciclo de vida de cada um desses caminhos, para
o surgimento das previsões futuras, sendo possível entender melhor como pensa e
age a população perante a isso”. 

 

Juntos,
os alunos do 3º termo de Marketing e Publicidade da Toledo Prudente, além de
realizarem pesquisas para indicar o comportamento das pessoas, também abordaram
a evolução das indústrias alimentícias nos próximos anos, relatando o resultado
obtido em um relatório por meio de vídeo.


VEJA O VÍDEO
 


“Entre os pontos mais interessantes, percebemos que as dietas estão avançando e
ganhando outros significados. Elas não são mais representadas como dor ou
dificuldade para a busca do emagrecimento, mas, sim, como reeducação alimentar
e estilo de vida, trazendo satisfação a quem as seguem. Ou seja, se até um
conceito como a palavra dieta é capaz de mudar, imagina o mercado de modo
geral”, reflete a aluna. 

 

Impacto
das pesquisas de tendências no mercado

 

Esse
tipo de pesquisa é fundamental e extremamente importante na rotina do
profissional de Marketing, já que entre suas principais funções, está a de
entender a necessidade do mercado, visando satisfazê-la de uma forma que
entregue valor e faça sentido ao consumidor. 

 

Com
vasta experiência profissional no ramo industrial, atuando na indústria de
alimentos Wilson, a professora dos cursos de Marketing e Marketing e
Publicidade, da Toledo Prudente, Letícia Souza, aponta a necessidade de se
estar sempre atento e preparado aos acontecimentos de oferta e consumo. 

 

“Esses
estudos, pesquisas e previsões, reforçam a necessidade das empresas de estarem
sempre trazendo o olhar ‘de fora pra dentro’. Por isso, é importante uma equipe
ou profissional que saiba observar as movimentações que acontecem na sociedade,
interpretar e trazer isso em melhorias para produtos ou serviços e até mesmo
inovações”, aponta. 

Ainda
de acordo com a professora, o cenário atual tem reafirmado o quão necessário é
o profissional de Marketing para garantir o sucesso das empresas, seja de porte
pequeno, médio ou grande. “Antes, quando falávamos de tendências, parecia algo
bem distante e a longo prazo. Há mapeamentos do setor que contemplavam um
período de 10 anos e, hoje, sabemos que a velocidade das mudanças é cada vez
maior, então exige que esse ‘radar’ esteja ligado com mais frequência”,
finaliza Letícia. 

Participaram
das pesquisas e do vídeo relatório os alunos de Marketing e Publicidade: 


Allana Di Felice 


Ana Beatriz Ribas 


Athos Torres 


Eduardo Augusto 

– 
Erika Yokota 


Felipe Callegari 


Guilherme Guimarães 


Gustavo Dellatorre  


Higor Santos 


Karina Isejima 


Larissa Correa 


Lucas Otiai 


Mateus Castro 


Otávio Minoru 


Rafael Leite 


Vitor Quinhoneiro 

 

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