Arquitetura e Design de Interiores produzem e doam casinhas de boneca ao Lar Santa Filomena

27 | 04 | 2022
Barbara Munhoz
Barbara Munhoz

Transformar conhecimento técnico em brincadeira de criança, trabalhando projeções arquitetônicas, foi o propósito que mobilizou alunos da Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Toledo Prudente, que doaram nesta quarta-feira (27) casinhas de boneca confeccionadas por eles às crianças do Lar Santa Filomena.

Proposta na disciplina “Modelos e Maquetes”, ministrada por Roberto Bertoncini, a atividade reuniu mais de 50 alunos, do 5º e 7º termos de Arquitetura e Urbanismo e do 1º termo de Design de Interiores, que, divididos em grupos, foram desafiados a tornar útil o projeto que, tradicionalmente, sugere trabalhar com escalas arquitetônicas menores, a fim de desenvolver o senso espacial. 

“Nós percebemos que, depois de prontas, as maquetes tornavam-se objetos abandonados. Desta vez, resolvemos dar uma finalidade a elas. A ideia foi desenvolver um projeto residencial que obedecesse a escala de uma boneca e seguisse propostas diferentes, como escadas, cozinha e banheiro, para que pudéssemos doar às crianças posteriormente”, revela Bertoncini. 

Utilizando MDF, isopor, palitinhos de sorvete, além das técnicas de bricolagem e papietagem, dentre outros materiais, foram confeccionadas e entregues cinco casinhas de boneca ao Lar Santa Filomena, instituição não-governamental que, atualmente, atende mais de 200 jovens e crianças, com idades entre 0 e 18 anos, por meio dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e de acolhimento. 

“São ações como essa que asseguram dignidade às crianças acolhidas, impactando diretamente aquelas que são atendidas de forma integral pela instituição. Parcerias com a Toledo Prudente, empresas, comunidade e com pessoas que apoiam a causa, garantem a manutenção de nossas atividades”, afirma Paula Rosa, coordenadora do Lar Santa Filomena há 17 anos. 

Para além da planta baixa, do corte e do desenho

Seis horas. Esse foi o tempo médio gasto em orientações para que as maquetes saíssem conforme o planejado, além de atividades extraclasse. Ao longo dos encontros, os projetos tornaram-se mais elaborados, com o objetivo de serem funcionais, bonitos e resistentes, sempre pensando em soluções arquitetônicas. 

“Foi uma grande experiência, pois montar o projeto, desde a planta baixa até a realização da maquete, foi um desafio. Aprendemos como cada material funciona, visualizando os espaços, as formas, utilizando a escala, dimensões e também fazendo uso do espaço maker, para a criação do projeto e fabricação, além de unir arquitetura e tecnologia na mesma atividade, aplicando na prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, relembra a aluna do 7º termo de Arquitetura e Urbanismo, Natália Santiago. 

Segundo o professor Bertoncini, o fato de os alunos saberem que os projetos seriam doados posteriormente às crianças, fez com que fossem desenvolvidos com mais cuidado e entusiasmo, trabalhando mínimos detalhes para que a experiência lúdica fosse a melhor possível. 

“As maquetes foram feitas com muito talento e carinho. Quando você vê um objeto de conhecimento sendo transformado em brinquedo, é muito gratificante. Só temos a agradecer essa turma maravilhosa, pelo empenho e pela dedicação”, conclui.  

ASSUNTOS
RELACIONADOS