Marketing Digital é a profissão do futuro, apontam pesquisas

22 | 04 | 2021
Mariane Peres
Mariane Peres

A competitividade do mercado e o acesso a novas tecnologias têm
tornado a carreira em Marketing Digital cada vez mais promissora. A necessidade
em evidenciar serviços, marcas e produtos fez
com que empresas passassem a investir em setores e profissionais especializados
em estratégia de marketing na internet.

Outro
fator considerável para essa ascensão foi o fim das “barreiras geográficas”, ou
seja, independente de onde tiver localizada, uma empresa pode vender para todo
o Brasil e, até mesmo, no mundo, desde que seja encontrada e chame a atenção dos
clientes, e é aí que entra o Marketing Digital.

Dados da HubSpot revelam que 93% dos processos de
compra começam por meio de uma pesquisa online. Além disso, era estimado que as
compras em lojas virtuais crescessem cerca de 40% nos quatro últimos anos,
entretanto, devido à força da internet em 2020, por conta da pandemia da
Covid-19, o número chegou a 70%. 

LEIA TAMBÉM
Alunos criam podcast voltado a finanças por meio de grupo de estudos
Ensino remoto aproxima alunos da Toledo Prudente de profissionais renomados de diversas áreas

Esses resultados expressivos se devem, principalmente, aos profissionais de Marketing Digital. Eles utilizam
ferramentas como redes sociais,
técnicas de SEO, e-mail marketing,
publicações patrocinadas, sites e aplicativos para se
aproximarem de seus públicos na web.  

O coordenador de inovação da Toledo Prudente,
Leonardo Lepre, explica que facilitar a comunicação entre a empresa e consumidor
no pré e pós-venda de maneira direta e personalizada por meio do
Marketing Digital é uma excelente maneira de fortalecer a marca. “Quando pensamos em
marcas pensamos em pessoas. É na mente delas que as marcas se constituem e
florescem”, ressalta.  

O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a
conquistarem mais oportunidades de negócio. Para isso, o profissional do
setor precisar ser
criativo, estratégico, inovador, tecnológico e capaz de trazer
soluções digitais efetivas. 

“Compreender no que sua marca é boa, como você
muda a vida das pessoas e pelo o que você pode ser admirado vai te ajudar a
encontrar o posicionamento da sua marca
”, frisa Lepre.

O professor dos cursos de Marketing
e Marketing e Publicidade do Centro Universitário, Tarcísio Coelho, compartilha
da afirmação de Lepre e ainda ressalta que o profissional precisa ser
capacitado para às necessidades do mercado, estando atento às tendências,
readequações e mudanças de hábitos.

“Para chegar na experiência de consumo, uma estratégia árdua foi traçada pelo
profissional que precisou aplicar pesquisas de hábitos de consumo, coletar
dados, analisar o mercado, readequar produtos, definir metas, cumprir
cronogramas, verificar canais de distribuição, renovar o posicionamento de
marca, entre outros. Tudo isso para garantir uma comunicação eficiente e que a
experiência seja a mais positiva possível ao cliente”, pontua.  

Cada vez mais, no Brasil e no mundo todo, os
profissionais de Marketing Digital estão sendo requisitados. Só para se ter uma
ideia,
cerca de 7,3 milhões de
brasileiros fizeram sua primeira compra online durante o
primeiro semestre de 2020, um crescimento de 40%.
E, provavelmente, eles não irão parar por aí. Com uma boa
experiência de compra, certamente esses consumidores continuarão a comprar de
forma virtual.

Para atender à alta demanda, a Toledo Prudente
oferece o curso tecnólogo de Marketing Digital EAD com foco em potencializar
marcas e produtos, com estratégias efetivas que atendam às necessidades do
mercado.  

Com duração de dois anos, os profissionais saem aptos para:
gerenciar produtos de marketing, serviços e marcas; planejar, executar e
avaliar pesquisas e estratégias de mercado; avaliar aspectos econômico-financeiros
relacionados ao marketing; identificar e analisar canais de distribuição;
planejar estratégias de comunicação com os consumidores e supervisionar as
atividades de marketing. 

Outro diferencial deste curso são os projetos
integradores, que proporcionam aos alunos vivência prática com empresas reais,
ainda no início da graduação.
 

Além deste curso, a Toledo Prudente oferece ainda as graduações em
tecnólogo em Marketing – com duração de dois anos – e bacharelado, pelo período de quatro anos, em Marketing e Publicidade. Essas opções
também te levarão ao mercado de trabalho de forma eficaz, pois possuem a grade
curricular com foco em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Serviço: são muitas as possibilidades de atuação dos
profissionais formados nessas áreas, além de um vasto campo no mercado. Se você
quer conhecer mais sobre a profissão do futuro e a EAD da Toledo Prudente
clique aqui!

ASSUNTOS
RELACIONADOS