X

5 Anos

Diurno / Noturno

Diurno 140 vagas / Noturno 200 vagas

Por:
R$ 1805,20


Sobre o curso

O curso de Direito é pioneiro na Toledo Prudente Centro Universitário e também é a primeira faculdade de Direito de Presidente Prudente da região.

É um dos melhores cursos de Direito do Brasil, segundo o MEC (Ministério da Educação), tendo conquistado 7 Selos OAB Recomenda, concedidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) devido aos altos índices de aprovação dos seus alunos nesse exame profissional.

O objetivo da faculdade de Direito é formar profissionais com amplo saber jurídico, preparando-os para exercer atividades além dos conhecimentos e dos parâmetros técnicos de um simples operador do Direito.

Ao longo dos seus mais de 50 anos, a graduação tem formado profissionais diferenciados e qualificados para o mercado de trabalho, inclusive personalidades que alcançam posições de destaque na advocacia, promotoria estadual e federal, nas delegacias, procuradorias, magistratura e nas mais variadas carreiras jurídicas não apenas em nossa região, mas em todo o Brasil.

O bacharel em Direito pela Toledo Prudente Centro Universitário não ocupará a posição de mero espectador em seu processo de ensino-aprendizagem, já que além do conteúdo visto em sala de aula, com apoio das metodologias ativas, terá amplas oportunidades de atuação prática junto ao seu Escritório Jurídico ou outros campos de estágio.

Mercado de Trabalho

Quais são as possíveis áreas de atuação no Direito?

Para começar, você sabia que em um final de semana, existem mais oportunidades de concursos públicos para as carreiras jurídicas, do que o resto do ano todo, para qualquer outra área?

E são amplas as possibilidades, que vão desde atuação como advogado público, delegado de polícia, juiz de direito, promotor de justiça, defensor público e outros cargos cujo salário pode ser mais de R$ 25 mil reais.

Para o profissional formado em Direito, existem opções de atuação como empreendedor, gerindo seu próprio escritório de advocacia ou ainda sendo contratado por uma empresa com objetivo de realizar a defesa de seus interesses jurídicos.

Para o pleno exercício da profissão, o bacharel em Direito deverá ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é realizado em todo o território nacional.

A aprovação na OAB também é prerrogativa para a participação em diversos concursos públicos, portanto, de extrema importância para qualquer profissional que deseja atuar na área jurídica.

Diferenciais da Toledo Prudente

Sim, é possível inovar na área jurídica!

 

Na Toledo Prudente, os futuros profissionais são formados para atender demandas existentes no mercado de trabalho e estarem atentos às novas necessidades jurídicas.

O curso de Direito da Toledo Prudente é pioneiro no ensino do peticionamento eletrônico. Ainda no ambiente acadêmico, os alunos aprendem e colocam a mão na massa, fazendo a petição e o protocolo de documentações processuais via meio eletrônico.

Aliás, a prática integra a formação do aluno do curso de Direito na Toledo Prudente. O Núcleo de Prática Jurídica coordena e operacionaliza as atividades do curso de Direito. É composto pelo Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos - EAAJ, Fórum Simulado, Núcleo de Estágio e Emprego da Toledo - NEET e Núcleo de Prática Trabalhista.  O Núcleo de Prática Jurídica é responsável pela realização, acompanhamento e avaliação das atividades práticas jurídicas, seja de natureza simulada ou real, além do desenvolvimento de projetos e/ou atividades de extensão em conjunto com a Coordenadoria de Extensão.

É ainda realidade para o estudante de Direito da Toledo Prudente, a participação em grupos de iniciação científica com a produção de artigos e até pereceres jurídicos para a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Você gosta de desafios? Também já é tradição a participação dos estudantes em competições jurídicas, o que tem levado o nome da Toledo Prudente para o Brasil e o mundo.

A Internacionalização é um diferencial para aqueles que têm interesse em estudar Direito no Centro Universitário e visa atender as necessidades geradas pela globalização. Por meio de parceria com universidades e órgãos internacionais, os alunos realizam intercâmbios em países como Portugal, Estados Unidos, Espanha, entre outros e acumulam não apenas bagagem acadêmica, mas vivência e experiência em outros países, conhecendo outras culturas, ampliando horizontes e acima de tudo, fortalecendo o network.

Você sabia que existem mais de 1240 cursos de Direito no Brasil e apenas 10% deles possuem o Selo OAB Recomenda?

O Selo é uma honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apenas para faculdades de Direito com qualidade, reconhecido por meio da aprovação no exame profissional. Na região de Presidente Prudente, a Toledo Prudente é a única com 5 selos.

A qualidade no ensino jurídico tem levado alunos da Toledo Prudente a conquistarem cada vez mais espaço no mundo jurídico.

Perfil

O bacharel em Direito deve gostar de ler, escrever, ser comunicativo, ter habilidades para trabalhar com pessoas, realizar trabalhos em equipe, ter espírito investigativo e questionador, além da capacidade de manter-se constantemente atualizado.

É de extrema importância para o estudante:  ter bom relacionamento interpessoal, ética, comunicar-se bem, além de possuir habilidade para negociação.  Sua formação visa um profissional com perfil humanista e crítico.

Mas não se preocupe, caso você ainda não tenha todas essas aptidões mencionadas, no decorrer do curso superior em Direito, será estimulado a desenvolvê-las por meio de aulas expositivas, dialogadas e práticas com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, seminários, trabalhos em grupo, competições jurídicas, estudos de casos, juris simulados e sustentações orais.

Últimas notícias

últimas blog

Ver todas
Disciplinas Termo C / H
Direito Civil - Pessoas e Bens 1 60
Direito e Ciências Sociais I 1 30
Direito e Humanidades I 1 30
Direito Penal – Teoria do Crime 1 60
Teoria do Direito – Conceitos Gerais e Escolas 1 60
Teoria do Estado e da Constituição 1 60
Direito Civil – Negócio Jurídico 2 60
Direito Constitucional – Organização do Estado e dos Poderes 2 60
Direito e Ciências Sociais II 2 30
Direito e Humanidades II 2 30
Direito Penal – Teoria da Penal 2 60
Teoria do Direito – Interpretação e Aplicação 2 60
Direito Civil – Obrigações 3 60
Direito Constitucional – Direitos e Garantias Fundamentais 3 60
Direito Individual e Coletivo do Trabalho I 3 60
Direito Penal – Crimes em Espécie I 3 60
Direitos Humanos e Ambientais 3 30
Métodos Consensuais e Arbitragem 3 30
Direito Civil – Contratos 4 60
Direito Individual e Coletivo do Trabalho II 4 60
Direito Penal – Crimes em Espécie II 4 60
Direito Processual Civil – Institutos e Sujeitos Processuais 4 60
Laboratório de Métodos Consensuais e Arbitragem 4 30
Transformação Digital 4 30
Direito Civil – Responsabilidade Civil 5 60
Direito Penal – Legislação Penal Especial 5 60
Direito Processual Civil – Processo, Procedimento e Provas 5 60
Direito Processual do Trabalho 5 30
Direito Processual Penal – Institutos e Sujeitos Processuais 5 60
Laboratório de Práticas Digitais 5 30
Direito Civil - Coisas 6 60
Direito Empresarial – Empresas e Sociedades 6 60
Direito Processual Civil – Sentença e Recursos 6 60
Direito Processual Penal – Processo, Procedimentos e Sentença 6 60
Direitos Geracionais e Minorias 6 30
Laboratório de Práticas Jurídicas Trabalhistas 6 30
Direito Civil – Famílias 7 60
Direito Empresarial – Contratos e Títulos de Crédito 7 60
Direito Processual Civil – Execução 7 60
Direito Processual Penal – Recursos 7 60
Laboratório de Práticas Jurídicas Públicas e Privadas I 7 60
Serviço de Assistência Jurídica I 7 60
Trabalho de Curso – Projeto 7 60
Direito Administrativo 8 60
Direito Civil – Sucessões 8 60
Direito Empresarial – Recuperação Judicial e Falência 8 30
Direito Processual Civil – Procedimentos Especiais 8 60
Eletiva I 8 30
Laboratório de Práticas Jurídicas Públicas e Privadas II 8 60
Serviço de Assistência Jurídica II 8 60
Trabalho de Curso – Execução 8 60
Direito do Consumidor 9 60
Direito Financeiro e Econômico 9 60
Direito Processual Administrativo e Constitucional 9 60
Eletiva II 9 30
Ética Profissional 9 60
Laboratório de Práticas Jurídicas Públicas e Privadas III 9 60
Serviço de Assistência Jurídica III 9 45
Trabalho de Curso – Relatório e Avaliação 9 60
Direito Digital 10 60
Direito Internacional 10 60
Direito Previdenciário 10 30
Direito Tributário 10 60
Eletiva III 10 30
Laboratório de Práticas Jurídicas Públicas e Privadas IV 10 60
Serviço de Assistência Jurídica IV 10 45
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*) 30

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50
2ª feira Teoria do Estado e da Constituição Teoria do Estado e da Constituição Teoria do Direito – Conceitos Gerais e Escolas Teoria do Direito – Conceitos Gerais e Escolas
3ª feira Direito Civil - Pessoas e Bens Direito Civil - Pessoas e Bens Direito e Ciências Sociais I Direito e Ciências Sociais I
4ª feira Teoria do Direito – Conceitos Gerais e Escolas Teoria do Direito – Conceitos Gerais e Escolas Direito Civil - Pessoas e Bens Direito Civil - Pessoas e Bens
5ª feira Direito Penal – Teoria do Crime Direito Penal – Teoria do Crime Teoria do Estado e da Constituição Teoria do Estado e da Constituição
6ª feira Direito Penal – Teoria do Crime Direito Penal – Teoria do Crime Direito e Humanidades I Direito e Humanidades I

Eduardo Gesse 

é mestre em Ciências Jurídicas, especialista em Direito Civil e formado em Direito pela Toledo Prudente. Atualmente, é Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professor de Direito Civil da Toledo Prudente.


Lucas Pires Maciel 

é doutor em Direito, pós-graduado em Direito do Estado, pós-graduado em Direito Tributário e Processo Tributário, formado em Direito pela Toledo Prudente. É advogado e sócio da sociedade José Pascoal Pires Maciel Advogados Associados. É também professor dos cursos de graduação em Direito e de Negócios, bem como da Pós-Graduação da Toledo Prudente.


Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã 08h00 - 12h00 - 08h00 - 12h00 - -
Tarde 14h00 - 17h00 14h00 - 17h00 16h00 - 19h00 14h00 - 17h00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Decreto nº 50.587, de 13 de maio de 1961, publicado no D.O.U. de 13 de maio de 1961.
Reconhecimento: Decreto nº 61.194, de 21 de agosto de 1967, publicado no D.O.U. de 22 de agosto de 1967.
Renovação de Reconhecimento: Portaria n° 949, de 30 de agosto de 2021, publicada no D.O.U. de 31 de agosto de 2021.
 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Depoimentos Alunos

Tenho interesse