O Laboratório de Apoio Pedagógico em Inovação Acadêmica (LAP) do Centro Universitário "Antônio Eufrásio de Toledo" de Presidente Prudente é responsável pelo estudo, desenvolvimento e implementação de metodologias de aprendizagem inovadoras, com uso de tecnologia ou não, visando à construção de uma sala de aula interativa e dinâmica, na qual o aluno seja protagonista de seu próprio aprendizado. Além de estudar e customizar as metodologias ativas em conformidade com a realidade institucional, o LAP acompanha e pesquisa sua implantação, com o obejtivo de não só sistematizar as experiências, mas também compartilhá-las com a comunidade acadêmica.

Implantação:

O LAP foi implementado em agosto de 2013. Sua implantação foi resultado de um processo de intercâmbios internacionais e nacionais iniciado em 2012, do qual se destacam missões técnicas a universidades estrangeiras pioneiras no uso de metodologias ativas (Harvard e MIT, nos EUA, University of Toronto, Canadá, participação de gestores em conferências, workshops e seminários de inovação acadêmica). Em 2014, a instituição passou a fazer parte de um consórcio inédito no Brasil entre universidades privadas e públicas - Consórcio STHEM Brasil - com o LASPAU (Academic and Professional Programs for the Americas), afiliado à Universidade de Harvard, para a formação de recursos humanos em inovação acadêmica.

Focos de Atuação:

- Estudo e desenvolvimento de metodologias ativas

- Capacitação e formação docente para uso de metodologias ativas

- Implementação de ações inovadoras na sala de aula

- Multiplicação das metodologias inovadoras