Núcleo Docente Estruturante - NDE (mandato: março/2018 a março/2020)

O Núcleo Docente Estruturante – NDE – é o órgão consultivo responsável pela formulação, implementação e desenvolvimento do Projeto Pedagógico do respectivo curso.

O NDE é composto por um grupo de professores com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.

 

Núcleo Docente Estruturante - NDE

 

Administração:

Docentes

Titulação

Cintia Ramos Lopes Evangelista

Mestre

Alisson Fernando Coelho do Carmo

Mestre

Emanuel Alvares Calvo

Mestre

Everson José Juarez

Especialista

Lucas Pires Maciel

Mestre

 

Arquitetura e Urbanismo:

Docentes

Titulação

Julia Fernandes Guimarães Pereira

Mestre

Luciano Katsumy Osako

Mestre

Alfredo Zaia Nogueira Ramos

Mestre

Fabio Luciano Silvério

Especialista

Rodrigo Coladello de Oliveira

Mestre

 

Ciências Contábeis:

Docentes

Titulação

Fábio Ibanhez Bertuchi

Especialista

Maria Lucia Ribeiro da Costa

Especialista

Everson José Juarez

Especialista

Gilson Rodrigo Silvério Polidorio

Mestre

Maria Cecília Palácio Soares

Mestre

Direito:

Docentes

Titulação

Sergio Tibiriçá Amaral

Doutor

Glauco Roberto Marques Moreira

Mestre

Fabiana Junqueira Tamaoki Neves

Doutor

Larissa Aparecida Costa

Especialista

Pedro Augusto de Sousa Brambilla

Mestre

 

Engenharia Civil:

Docentes

Titulação

Marcos Rodrigues Frois

Mestre

Rodrigo Coladello de Oliveira

Mestre

Bruno do Vale Silva

Doutor

Elton Aparecido Prado dos Reis

Doutor

Roberto Kiyoshi Ito

Especialista

 

Engenharia de Produção:

Docentes

Titulação

Carlos Eduardo Turino

Mestre

Rodrigo Coladello de Oliveira

Mestre

Hiroshi Wilson Yonemoto

Doutor

Oscar Massaru Fujita

Doutor

Tiago Grajanin de Souza

Mestre

 

Gestão Financeira:

Docentes

Titulação

Fábio Ibanhez Bertuchi

Especialista

Douglas Fernandes

Mestre

Lucas Pires Maciel

Mestre

Emanuel Alvares Calvo

Mestre

Fernando Martinez Hungaro

Especialista

 

Marketing:

Docentes

Titulação

Leonardo Ribelatto Lepre

Mestre

Tarcísio Duarte Coelho

Graduado

Carolina Martins Fernandes

Mestre

Douglas Fernandes

Mestre

Gilson Rodrigo Silvério Polidorio

Mestre

 

Serviço Social:

Docentes

Titulação

Juliene Aglio de Oliveira

Doutor

Andréia Cristina da Silva Almeida

Doutor

Pedro Augusto de Souza Brambilla

Mestre

Vera Lucia Canhoto Gonçalves

Mestre

Silvana Malaman Trevisan Dias Batista

Mestre

 

Sistemas de Informação:

Docentes

Titulação

Mario Augusto Andreta Carvalho

Mestre

Alisson Fernando Coelho do Carmo

Mestre

Alisson Augusto Carnelos Kuhn

Especialista

Oscar Massaru Fujita

Doutor

Viviani Priscila Piloni Vilhegas

Especialista

 

 

Compete ao Núcleo Docente Estruturante, dentre outras atribuições:

 

 I. contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso, previsto no Projeto Pedagógico do Curso;

II.  zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação;

III. atuar no acompanhamento, na consolidação e na atualização do PPC, realizando estudos e atualização periódica;

IV. zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;

V. indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;

VI. analisar o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem e propor alterações para sua efetividade no processo formativo do aluno;

VII. elaborar o relatório de adequação da bibliografia básica e complementar, considerando os Planos de Ensino e os relatórios gerenciais da Biblioteca;

VIII. elaborar o ementário das disciplinas do curso;

IX. avaliar e aprovar os Planos de Ensino elaborados pelos professores do curso, apresentando sugestões de melhorias;

    X. participar da banca de examinadores do processo de contratação dos docentes do curso;

XI. estabelecer parâmetros de resultados a serem alcançados pelo curso e definir estratégias para sua concretização, tendo como referência os instrumentos de avaliação externa do MEC;

XII.  incentivar a inovação acadêmica, de acordo com o Projeto Toledo 4.0Prudente, e desenvolver demais ações com vistas à melhoria da qualidade da educação;

XIII.  propor melhorias no curso a partir dos resultados obtidos na autoavaliação e na avaliação externa, em cooperação e em consonância com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).