A acessibilidade deve ser entendida como a eliminação de qualquer forma de barreira que dificulte a vida plena da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Tem como objetivo possibilitar a utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários urbanos, edificações, informação e comunicação, inclusive sistemas e tecnologias.

A acessibilidade, no âmbito da Toledo Prudente, aplicável à comunidade acadêmica e visitantes, é viabilizada através das seguintes estruturas:

                           

Infraestrutura física: permite a utilização, com segurança e autonomia, das edificações, dos espaços e mobiliários urbanos, sendo alguns exemplos já implementados na instituição:

 

  
Elevadores dão acesso aos andares com recurso de audio e botões com escrita em braile   Espaço reservado para cadeirantes no Salão Nobre Toledo

 

  
Piso tátil nas dependências da IES  

Local reservado para cadeirantes em toda as salas de  aulas

 

  
Terminal de consulta para cadeirantes na Biblioteca "Visconde de São Leopoldo"   Estacionamento reservado em frente a entrada principal

 

  
Rampas de acesso para toda a área da IES  

                       Banheiros adaptados                                                                                         

 

  
Sinalizações em braile em banheiros e salas  

              Sinalizações em braile nos corrimãos                                                                                         

 

 

 Infraestrutura atitudinal: oferecimento de atendimento prioritário, bem como a inexistência de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações no ambiente acadêmico. Todos os colaboradores da Toledo Prudente são capacitados para melhor atender alunos e visitantes com deficiência.


  
Placas de atendimento prioritário  

   Balcão rebaixado para atendimento do deficiente                                                                                         

 

 

Infraestrutura pedagógica: o aluno com deficiência pode solicitar ao NAAC, comprovada a necessidade, após avaliação pedagógica, o acompanhamento educacional especial pela psicopedagoga, a utilização da tecnologia Braile, o acompanhamento de tradutor e intérprete de Libras, dentre outros. Nossos professores são capacitados a atender os alunos com dificuldades, em sala de aula, além de fazer o devido encaminhamento ao NAAC para as providências que se fizerem necessárias.

 

 
Compromisso de adaptação gradual do acervo - oferecimento de braile e acervo sonoro

 

Infraestrutura digital e nas comunicações: a instituição atua para eliminar qualquer forma de barreira na comunicação interpessoal, escrita e virtual, disponibilizando formas de comunicação alternativa e tecnologias assistivas (computadores, softwares, Braille, Libras, adaptação de textos, comandos sonoros), bem como acesso livre à internet.


  
Livre acesso à internet, facilitando e estimulando a troca de mensagens  

Terminal de consulta adaptado